Topo

Paola Machado

Quer um bom tênis de corrida? Veja dicas para acertar na escolha

Paola Machado

24/06/2018 04h00

Crédito: iStock

Seja você é um atleta olímpico, seja um corredor regular ou seja um iniciante, tenha a certeza de que "pés felizes" podem fazer toda a diferença em treinos e provas. Por esse motivo, usar sempre um bom par de tênis para correr é fundamental, além do fato de que eles ajudam a prevenir diversas lesões ligadas ao esporte.

Precisamos ter em mente que não existe em lugar nenhum do mundo o melhor ou o pior tênis de corrida, o que devemos procurar sempre é o tênis ideal para cada corredor.

No processo de seleção, o primeiro ponto a ser analisado é o seu tipo de pé e sua pisada. E isso irá lhe direcionar à categoria de tênis que deve procurar:

  • Pé neutro: possui um arco plantar normal. Permite escolher diversos tipos de tênis.
  • Pé cavo: possui um arco plantar acentuado. O pé torna-se excessivamente rígido e pessoas com este tipo de pé tendem à supinação (inicia e termina a passada com o lado externo do pé). O indicado é procurar por tênis com mais amortecimento.
  • Pé plano: conhecido também como pé chato, quase não apresenta arco plantar. O pé torna-se excessivamente flexível e pessoas com este tipo de pé tendem a pronação excessiva (o pé aterrissa com a parte externa do calcanhar e se contorciona para a parte interna, usando o dedinho para ganhar impulso). Devem procurar por tênis com mais estabilidade.

Uma vez definido o seu tipo de pé, sua pisada e o tipo de tênis mais adequado a você veremos a seguir alguns pontos importantes a serem levados em conta na hora da escolha final (não necessariamente nesta ordem de importância):

– Solado: É importante definir em que terreno você pretende usar os tênis. Para corridas em terrenos irregulares e escorregadios (estradas de terra, areia) você precisará de um tênis com mais aderência e suporte do que para terrenos firmes e regulares (asfalto, esteira).

– Amortecimento: Este é um ponto bastante pessoal, mas, normalmente, quanto mais amortecimento, mais conforto. Atletas pesados ou que correm longas distâncias em terrenos duros devem priorizar tênis com mais amortecimento.

– Tamanho: Deixe para escolher seu tênis de corrida ao final do dia. Motivo: assim como durante a atividade física, à noite seu pé fica mais inchado. Ou compre um tênis ½ número maior do que costuma usar.

– Drop: É a diferença de altura entre o calcanhar e a ponta do tênis. Esta é uma característica que tem gerado muita discussão no mundo da corrida, pois diferentes "drops" levarão a diferentes biomecânicas de corrida, afetando, principalmente, a aterrissagem –assunto delicado, falarei só sobre isso em um próximo texto.

Outra questão importante é a hora de trocar de tênis. Cada marca e modelo têm uma vida útil específica, mas é importante começar a pensar na troca após 400 km a 500 km rodados – veja o momento certo de aposentar seu tênis.

Estou aqui apenas pontuando fatores que precisamos estar atentos na hora de adquirir um tênis de corrida, mas o ideal é ir a uma loja específica e procurar saber o máximo de informação a respeito de cada modelo, além de experimentar várias opções.

E não se esqueça:

  • Nunca compre um tênis que o "fulano" disse que é bom.
  • Nunca compre um tênis pelo visual.
  • Nunca compre um tênis pelo valor.
  • Nunca compre um tênis sem experimentar o par simultaneamente.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.