Topo

Paola Machado

Posso confiar no smartphone para contar passos diários e ser mais saudável?

Paola Machado

25/06/2018 04h00

Graças ao avanço da tecnologia, hoje conseguimos controlar nossas atividades físicas e diversos comportamentos importantes para nossa saúde com o celular e acessórios. Mas será que podemos confiar em todas as informações desses equipamentos?

Um estudo avaliou o quão preciso smartphones e wearable technology –ou traduzindo ao pé da letra "tecnologias vestíveis" (por exemplo, relógios, pulseiras) — são para registrar nossos passos.

Participaram da pesquisa 14 adultos saudáveis, com média de idade de 28 anos. Os voluntários andaram em uma esteira em velocidade de 4,8 km/h fixada para 500 e 1500 passos. Eles usaram dez diferentes dispositivos (listados na figura) e ao final de cada atividade (total de 56  — 28 executadas com 500 passos e 28 com 1500 passos) foram analisadas a contagem de passos em cada dispositivo.

A Figura 1 mostra os resultados da atividade de 500 passos e a Figura 2 mostra os resultados para a atividade de 1500. Os resultados foram consistentes entre a atividade de 500 passos e a de 1500, ou seja, a efetividade dos dispositivos foi similar nas duas situações. Em comparação com a observação direta, o pedômetro e os acelerômetros variaram entre 0,3% e 1,0% (mostrando alta precisão), os dispositivos portáteis variaram entre 22,7% e 1,5% (mostrando discrepância) e os smartphones variaram entre 6,7% e 6,2% (mostrando boa precisão).

Essa pesquisa mostra que podemos utilizar os smartphones e alguns dispositivos portáteis para contagem de passos. Mas devemos estar atentos, pois esses dispositivos muitas vezes dão outras medidas como distância e gasto calórico, com estudos científicos escassos comprovando a significância estatística. Assim, nós devemos ter atenção ao olharmos para esses resultados. Além disso, esse é um estudo limitado — realizado com voluntários jovens, saudáveis, em um ambiente controlado e avaliando um pequeno número de aplicativos e dispositivos. Os resultados devem ser confirmados em outras configurações e com outros dispositivos.

Esses dispositivos podem servir como estimulo na prática de atividade física e servir como estratégia para estimular a população a adotar hábitos de vida saudáveis.

Como você sabe, o indicado para garantir uma boa saúde cardiovascular e evitar diversas doenças é dar aproximadamente 10 mil passos por dia — obviamente, esse número pode diminuir de acordo com outras atividades físicas que você faz.

Referência:
– Meredith A. Case, BA; et al. Accuracy of Smartphone Applications and Wearable Devices for Tracking Physical Activity Data. JAMA. 2015;313(6):625-626. doi:10.1001/jama.2014.17841.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.