Topo

Paola Machado

A comida desperta sensações ruins em você? É possível transformar o quadro

Paola Machado

04/07/2018 04h00

Crédito: iStock

Quantas vezes você já parou para refletir sobre o papel do alimento em sua vida? Quais são as sensações que ele desperta em você e quais são as memórias afetivas que você construiu relacionadas à alimentação até o momento?

Grande parte das pessoas carrega consigo sentimentos bastante extremos com relação ao alimento: culpa, punição, autopiedade, frustração, ansiedade, felicidade… Enfim, em todas estas situações, se não houver equilíbrio e uma dose de autoconhecimento, o resultado pode ser suficiente para acender o farol vermelho.

Por este motivo é tão importante buscar compreender o real significado que o alimento tem para você, e como você lida ou transforma isto.

A terapia cognitivo comportamental tem como um dos objetivos incentivar a reflexão e a identificação destes fatores na sua vida. Um dos instrumentos utilizado nestas situações é o Modelo Transteórico, proposto por Prochaska e DiClemente. Este pode auxiliar o terapeuta, bem como o paciente na busca de resultados efetivamente melhores.

O Modelo Transteorico considera que durante toda mudança de comportamento passamos por estágios ou fases com características bastante específicas:

1. Fase da Pré Contemplação: caracterizada pela falta de vontade ou determinação em mudar. Normalmente é justificada pelas frustrações ou insucessos anteriores. Nesta condição, o terapeuta atua como um agente motivador e traz à tona a importância das mudanças, estimulando a constante reflexão no paciente.

2. Fase da Contemplação: é caracterizada pela tomada de consciência do indivíduo. É quando este percebe que a mudança é de fato necessária e que trará benefícios para si. O profissional deverá incentivá-lo e reforçar estas mudanças, demonstrando à pessoa que é possível alcançá-las.

3. Fase da Preparação: é o momento de agir, ou seja, colocar em prática atitudes, mesmo que pequenas, para que alguns resultados sejam percebidos e o indivíduo comece a colher os aspectos positivos de sua escolha. Neste momento, o profissional ajudará muito promovendo soluções e orientações que contribuam para a manutenção da mudança.

4. Fase da Ação: pode ser percebida quando as mudanças começam a ser verdadeiramente aplicadas, e ao longo do tempo tornam-se mais fáceis de ser seguidas. A motivação e orientação de fácil adesão precisam ser encorajadas para serem implementadas, são muito importantes para que o indivíduo sinta-se cada vez mais capaz.

5. Fase da Manutenção: é quando as atitudes foram implementadas por um período superior a 6 meses. A autoeficácia deve ser incentivada por parte do profissional, para que a autonomia prevaleça.

Em qualquer uma das fases a recaída poderá acontecer, mas o que realmente importa neste momento é saber reconhecer o que motivou tal acontecimento, buscando alternativas para driblar esta condição caso volte a acontecer.

O importante ao longo desta trajetória é o autoconhecimento, reconhecer e aceitar suas dificuldades, buscando sempre soluções inteligentes e que se encaixem no dia a dia.

*Colaboração Nutricionista com atuação voltada aos princípios da Nutrição Comportamental Dra. Samantha Rhein

Referências:
– TORAL, Natacha; SLATER, Betzabeth. Transtheoretical model approach in eating behavior. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 12, n. 6, p. 1641-1650, Dec. 2007.
– FRIMAN, Margareta, HUCK, Jana; OLSSON, LE. Transtheoretical Model of Change during Travel Behavior Interventions: An Integrative Review. Int J Environ Res Public Health. 2017 Jun; 14(6): 581.
– TUAH, NAA; AMIEL, C; QURESHI,C; CAR J; KAUR, B; MAJEED, A. Transtheoretical model for dietary and physical exercise modification in weight loss management for overweight and obese adults (Review). Copyright © 2012 The Cochrane Collaboration. Published by John Wiley & Sons, Ltd.
– ALVARENGA, M; ANTONACCIO, C; FIGUEIREDO, M; TIMERMAN, F. Nutrição Comportamental. Ed Manole, 2015.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.