Topo

Paola Machado

Não abandone o treino nas férias, os benefícios vêm com a prática contínua

Paola Machado

05/07/2018 04h00

Crédito: iStock

Nas férias, todo mundo abandona a disciplina de treino e alimentação balanceada, afinal muitos traçam objetivos estéticos e, um deles, é estar em forma para as férias.

Se não bastasse a rotina desregrada, surgem inúmeros eventos e festanças com os amigos… É uma delícia, né? Bebemos, comemos até passar mal e paramos de treinar.

Agora eu pergunto: Você sabe qual o efeito dessa diminuição das atividades físicas, também conhecida como destreinamento, associada a uma dieta inadequada?

Esse é um fenômeno comum que ocorre até com atletas. É corriqueiro ver em notícias esportivas atletas voltando do período de recesso acima do peso ou até atletas que interrompem a carreira e ganham peso rapidamente. Por que isso ocorre?

Basicamente, causamos desequilíbrio entre o consumo e o gasto energético. Ou seja, saímos da nossa rotina de treinos que tem um gasto energético diário e comemos mais do que o habitual -geralmente comidas com um alto valor calórico. O resultado vocês já sabem: quilinhos indesejáveis.

Mas a coisa não é tão simples quanto parece. Hoje trouxe uma pesquisa que avaliou alguns parâmetros após um curto (5 semanas) e um longo (1 ano) período de destreinamento, para pensarmos se realmente vale a pena optar pelo exercício e manter a rotina de alimentação ou se tudo bem chutar o balde.

Os pesquisadores fizeram o estudo com remadores profissionais altamente treinados, que praticavam 8 sessões por semana, ± 15 horas por semana. Durante o primeiro ano, os 2 grupos (destreinados e ativos) treinaram um volume igual, 1.046 horas/ano, divididos em:

  • 74% do treinamento específico de remada
  • 26% de exercício resistido

Durante o segundo ano, o grupo treinado manteve o volume de treino do ano anterior. Porém, o grupo destreinado teve seu treinamento reduzido para no máximo 4 horas por semana, uma diminuição de no mínimo de 75% de volume.

Os cientistas verificaram que mesmo com a redução da ingestão calórica pela metade após o destreinamento (lembre que no nosso caso ainda aumentamos a ingestão calórica), os atletas que pararam de treinar tiveram aumento na massa corporal, IMC (Índice de Massa Corporal) e gordura corporal após 5 semanas da interrupção.

Os resultados foram ainda mais evidentes após 1 ano, no qual os atletas atingiram IMC de 25 que é um valor limítrofe. Além disso, os cientistas notaram alterações no perfil lipídico (triglicerídeos, colesterol total e frações) e resistência à insulina.

Resumindo, muitos dos benefícios do exercício são decorrentes da prática contínua, quando interrompemos o exercício por qualquer que seja o motivo esses benefícios são perdidos gradualmente.

Um dia ouvi uma pessoa experiente dizendo uma verdade: Se for praticar um exercício, escolha uma modalidade que irá realizar pelo menos três vezes por semana, pela vida toda!

A alimentação e o exercício devem ser um hábito, não uma obrigação. Por esse motivo, quando viajar para praia, sítio, chácara, aproveite os espaços, dedique 10, 20, 30 minutos com atividades físicas e isso fará com que você volte melhor após o período de férias e alcance seu objetivo, sem voltar dez casas para trás depois das férias.

Lembre-se: Nossos resultados dependem dos nossos esforços.

Referências:
– Petibois C, Cassaigne A, Gin H, Déléris G. Lipid profile disorders induced by long-term cessation of physical activity in previously highly endurance-trained subjects. J Clin Endocrinol Metab. 2004 Jul;89(7):3377-84.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.