Topo

Paola Machado

Tapioca é saudável? Sim, se escolher bem o recheio e comer na hora certa

Paola Machado

19/07/2018 04h00

Crédito: iStock

A tapioca é uma farinha extraída da mandioca e virou um dos alimentos queridinhos de quem busca uma dieta saudável. Além de ser de fácil preparo, este alimento pode ser incluído em cardápios com diversos tipos de objetivos, em substituição ao pão branco, e também em dietas isentas de glúten.

Para aqueles que malham, a tapioca é uma opção interessante tanto no pré-treino quanto no pós-treino, porque fornece carboidrato de forma rápida, importante para se iniciar uma série de exercícios físicos ou para recuperar os estoques de glicogênio após a atividade. Isso é muito importante dependendo do tipo de treinamento e o objetivo do atleta.

No entanto, a tapioca é considerada um alimento de elevado índice glicêmico. Isso significa que pessoas que estão em dieta para perda de peso precisam tomar um pouco de cuidado com o consumo excessivo e isolado deste alimento. Algumas estratégias podem ser utilizadas para se reduzir a carga glicêmica da preparação. Assim, a tapioca pode ser inserida no seu cardápio sem prejudicar a perda de peso.

Quais alimentos devo combinar com a tapioca?

  • Sementes: combinar a goma de tapioca com sementes, como chia, linhaça e gergelim, auxilia no controle da velocidade de absorção do carboidrato da preparação, reduzindo então sua carga glicêmica, e como consequência as flutuações de glicose e insulina no sangue. As sementes de chia e linhaça, além de aumentarem as fibras, também contribuem com a oferta de ácidos graxos polliinsaturados, como o ômega 3.
  • Recheios: a tapioca é um alimento versátil, que combina tanto com sabores doces como salgados. Portanto, os recheios utilizados podem ser variados ao longo da semana. Os recheios mais saudáveis são atum, queijo cottage, ricota, tofu, pasta de tofu, patês caseiros feitos à base de tofu ou ricota, frango desfiado, carne moída e vegetais refogados –como, espinafre, escarola, brócolis e tomate. Você ainda pode aumentar o poder antioxidante da preparação incluindo ingredientes que contribuem com compostos bioativos, como cúrcuma em pó e ervas naturais. Para aqueles que gostam de sabor doce, podemos rechear a tapioca com uma fruta aquecida com canela, geléia (preferencialmente sem açúcar), pasta de amendoim e chocolate 100% cacau.
  • Ovo: pode ser incluído na massa ou como recheio, aumentando a quantidade proteica da preparação. Se for usá-lo como recheio, faça um ovo mexido com um fio de azeite e temperos naturais (ervas aromáticas). O ovo também pode ser incluído na massa, basta misturá-lo à goma de tapioca e mexer até formar uma massa homogênea. Em seguida aqueça na frigideira e se delicie com a sua nova preparação: crepioca.

Quando incluir a tapioca no cardápio?

  • No café da manhã ou no lanche da tarde como substituto do pão.
  • No jantar, em substituição aos carboidratos, como arroz e massas. Mas lembre-se de realizar uma refeição completa, com a fontes proteicas e vegetais.

Apesar da tapioca ser uma excelente opção para substituição de outros carboidratos, em uma alimentação saudável é sempre bom fazer um rodízio dos alimentos. Portanto, não torne sua dieta monótona. Consulte um nutricionista para adequação do seu plano alimentar, de acordo com suas necessidades e seus objetivos.

*Colaboração Nutricionista Dra. Deborah Masquio

Referências:
– Atkinson FS, Foster-Powell K, Brand-Miller J. International tables of glycemic index and glycemic load – values: 2008. Diabetes Care. 2008;31(12):2281-3.
– Foster-Powell K, Holt SH, Brand-Miller JC. International table of glycemic index and glycemic load values: 2002. Am J Clin Nutr. 2002;76(1):5-56.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.