Topo
Paola Machado

Paola Machado

Categorias

Histórico

Dez benefícios que o exercício traz para você

Paola Machado

2011-08-20T18:04:00

11/08/2018 04h00

Crédito: iStock

A prática regular de atividade física traz uma série de benefícios para o corpo e o cérebro. A seguir, vou dar dez ótimos motivos para você tornar o exercício um hábito –ou seguir firme no treino, se o esporte já é parte da sua rotina.

Reduz o estresse O dia foi difícil e você está com os nervos à flor da pele? Dê uma passadinha na academia ou vá correr no parque. Quando realizamos exercício o organismo libera substâncias que aliviam a tensão. Isso ocorre porque a atividade física "estressa" o organismo. Como resposta, o corpo libera substâncias que aliviam a dor e o estresse.

Aumenta a felicidade O exercício estimula a produção de endorfinas, responsáveis pelos sentimentos de felicidade e euforia. Inclusive, estudos demonstram que o exercício pode até aliviar sintomas de depressão. Por isso, os médicos recomendam que as pessoas que sofrem do problema treinem regularmente. Em alguns casos, o exercício pode ser tão eficaz quanto os comprimidos antidepressivos.

Melhora a autoconfiança A melhora da forma física pode fazer com que sua autoestima aumente e você passe a ter uma imagem mais positiva do corpo. Assim, nos sentimos pessoas mais atraentes e ficamos melhor com nós mesmos.

Conecta com a natureza Temos que aprender a desfrutar dos benefícios de treinar ao ar livre. A academia é um ótimo ambiente, principalmente por nos manter protegida da violência que encontramos nas ruas. Porém, os parques por aí devem ser utilizados e desfrutados. Os exercícios ao ar livre podem aumentar ainda mais a autoestima. Além do mais, o sol é uma fonte ótima de vitamina D (só não esqueça o protetor). Tudo isso ajuda a reduzir a probabilidade e ocorrência de sintomas depressivos.

Previne o declínio cognitivo Ao envelhecermos é normal que ocorra um declínio cognitivo, e a redução de algumas funções cerebrais pode gerar doenças degenerativas, como Alzheimer. O exercício e uma dieta saudável podem ajudar o cérebro e reduzir o  declínio cognitivo que começa após os 45 anos. A prática de atividades físicas, especialmente entre 25 anos e 45 anos, aumenta as substâncias químicas no cérebro e previne a degeneração do hipocampo, que é uma parte importante para a memória e aprendizagem.

Alivia a ansiedade As substâncias que são liberadas pelo organismo durante e após o exercício podem ajudar as pessoas com transtornos de ansiedade a se acalmarem.

Aumenta a capacidade intelectual Vários estudos com ratos e homens têm mostrado que o exercício aeróbico pode criar novas células cerebrais (o que chamamos de neurogênese), melhorando, assim, o desempenho do cérebro em geral. Além do mais, estudos sugerem que um treino intenso aumenta os níveis de uma proteína derivada do cérebro (conhecida como BDNF) no corpo, que auxilia em um pensamento mais rápido e na capacidade de aprendizagem.

Aguça a memória A atividade física regular turbina a memória. Quando nos exercitamos, aumentamos a produção de células no hipocampo responsáveis pela memória e aprendizagem. Um estudo mostrou que sprints (tiros de corrida) melhoram o vocabulário entre adultos saudáveis.

Ajuda no controle do vício O cérebro libera uma substância chamada dopamina. Ela é responsável pelo prazer em qualquer situação, seja no exercício, seja ao comer um chocolate, seja ao usar drogas ou ingerir bebidas. O vício é desencadeado pela dependência da própria dopamina que produzimos. Pensando positivamente, o exercício pode ajudar na recuperação de vícios pois, pelo menos em curto prazo, a sensação do prazer e liberação de dopamina está voltada ao exercício.

Turbina sua disposição Vejo muitos comentários de pessoas que queixavam-se de estresse e depressão causados por fadiga crônica, que é aquela sensação de sono inacabável o dia todo. Quando realizamos exercício ocorre um aumento do metabolismo e das funções do nosso organismo, levando a um trabalho árduo do corpo o dia todo, fazendo com que ele fique em constante estado de alerta. Ou seja, sobra disposição!

E aí, vai começar ou não?

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.