Topo

Paola Machado

Meus músculos não crescem mais: atingi o limite ou estou treinando errado?

Paola Machado

19/09/2018 04h00

Crédito: iStock

Não há dúvida que existe um limite genético para hipertrofia ou qualquer outra adaptação em nosso organismo. Mas, se você treina sério e os músculos param de crescer por um longo período, como saber se chegou ao seu máximo?

O limite genético de hipertrofia de uma pessoa está longe de ser mensurado. Ninguém sabe dizer ou possui ferramentas para determinar isso, uma vez que o treinamento físico –nesse caso voltado ao ganho de massa e força muscular — possui milhões de possibilidades de aplicação, além do fato de que muita coisa ainda está por ser descoberta.

O que fazer quando os músculos param de crescer?

O primeiro ponto é verificar se as estratégias de treino e alimentação estão compatíveis com seus objetivos, condicionamento físico e necessidades atuais –que mudam rapidamente.

Quanto mais treinado/adaptado o corpo está, maior a necessidade de variação de estímulos. Na musculação, isso ode ser feito mudando de maneira planejada exercícios, número de séries, repetições etc.

Nenhuma alteração no treino deve ser feita ao acaso.  Trocar seu treino a cada três semanas ou um mês, por exemplo, nem sempre vai gerar ganhos superiores de músculo. Motivo: seu corpo –uma máquina — funciona com suprimentos específicos e só responde a estímulos igualmente específicos.

Outro ponto é que não devemos treinar com foco em hipertrofia o ano inteiro. Nosso sistema neuromotor necessita ser otimizado e isso ocorre em grande escala com treinamentos específicos de força e potência, melhorando eficiência motora com maior recrutamento de fibras musculares em menor tempo, o que vai auxiliar em qualidade no futuro para os novos treinos de hipertrofia.

O crescimento muscular está muito associado com estímulos –tipos estresse — mecânicos distintos em termos de intensidade, volume, tempo de tensão, recuperação parcial ou completa.

Isso mesmo, considere o descanso como um treino, pois ele é um estímulo por direcionar adaptações.

Por haver tantas variáveis, somente um educador físico saberá montar seu treino, pensando nos estímulos corretos e na periodização ideal para obter bons resultados. Quando o assunto é ganhos físicos, não há nada que se compare a um programa de exercícios  planejado em médio e longo prazo.

*Colaboração palestrante  e Prof.  Rafael Miranda

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.