Topo

Paola Machado

Como evitar a sobra de pele no processo de emagrecimento

Paola Machado

21/09/2018 04h00

Crédito: iStock

É comum pessoas que passam por um processo de emagrecimento ficarem sofrerem com sobras de pele.  A flacidez ocorre por causa da perda ou falta de tonicidade da pele, do músculo ou de ambos. No caso da derme, ela acontece devido à degradação do colágeno e da elastina.

É difícil prever como nosso corpo reagirá frente ao emagrecimento, pois não escolhemos em que parte do corpo vamos perder gordura. Mas podemos adotar condutas para evitar ao máximo a sobra de pele. Ela geralmente acomete regiões como abdômen, axilas e tríceps. Quanto mais você estimular estas regiões durante e após o emagrecimento, menor o risco de ter o problema. Veja como fazer isso.

1. Não tenha pressa para emagrecer

Além de geralmente não ser duradouro, um emagrecimento rápido pode vir acompanhado de um pacote de problemas, incluindo o efeito platô (quando a perda de peso "empaca") e a sobra de pele. A ABESO (Associação Brasileira de Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), estipula que a redução de peso semanal deve ser de 500 g, a no máximo, 2 kg.

Perder peso de forma constante e aos poucos fará com que seu corpo passe por todo o processo adaptativo. Por este motivo, vá com calma e tente focar no dia após dia, com orientação de profissionais que vão ajudar a definir metas saudáveis.

Pare, também, de falar "Quanto tempo falta?". A boa alimentação e a prática regular de exercícios devem ser mantidas para o resto da vida, não ter prazo determinado –pois ao sair dessa rotina você vai engordar tudo novamente, ou até mais!

2. Faça aeróbicos, mas não deixe a musculação de lado

Muitas pessoas focam nas atividades aeróbicas para emagrecer. Com certeza esse tipo de exercício é um grande aliado no processo de perda de peso, pois envolve grandes grupos musculares e pode proporcionar uma "queima e gordura" –oxidação predominante de ácidos graxos. Porém, quando executado isoladamente, o exercício aeróbico pode promover em médio e longo prazo a redução de massa muscular, e a perda de músculos está associada à flacidez, lembra?

Portanto, durante e após a perda de peso, é necessário focar em exercícios de força, que vão permitir a manutenção e fortalecimento da massa muscular e reduzir o aspecto flácido da pele, além de promover o emagrecimento de forma saudável. Isso porque cerca de 60% a 70% das calorias gastas pelo organismo em repouso são resultantes de reações e oferta de energia para o músculo, e mantê-los torna mais fácil o controle do peso após o emagrecimento.

3. Hidrate-se bem

Manter-se bem hidratado ao longo do dia é importante para ter uma pele firme e elástica. De acordo com o American College of Sports Medicine (ACMS), a ingestão de líquidos de quem treina regularmente deve ser a seguinte:

Antes do exercício

  • Ingestão abundante de água todos os dias (cerca de 1 ml para cada 1 caloria perdida);
  • Observar o tom da urina, sendo que a coloração desejável é a "pálida";
  • Beber cerca de 500 ml de água de uma a duas horas antes do início do treino;
  • Ingerir 200 ml de água 30 minutos antes do exercício.

Durante o exercício

  • A regra geral é que você deve repor uma quantidade de líquido igual ou próxima a que perdeu. Mas não é fácil descobrir isso. O indicado é se pesar antes e depois de alguns treinos e fazer uma média de quanto o peso variou. Para cada quilo perdido, o recomendado é repor 1,5 litro de água. Essa quantidade total de água deve ser ingerida aos poucos, conforme o item abaixo.
  • Procure beber cerca de 180 ml a 300 ml de água a cada 15 ou 20 minutos quando fizer atividades de alta intensidade ou com duração acima de uma hora.
  • A combinação de água com carboidratos (4% a 8% ou 30 g a 60 g por hora) e eletrólitos (sódio: 0,5-0,7 g/l) é uma estratégia muito válida de hidratação, pois aumenta a palatabilidade (elevando, consequentemente, a ingestão hídrica) e a oferta de minerais.

Hidratação após o exercício

  • Ela é superimportante para a prevenção de fadiga crônica;
  • Ingerir, no mínimo, 450 ml a 600 ml imediatamente após o término do exercício.

4. Mantenha a boa alimentação, sem loucuras

É importante ter uma dieta saudável e que consiga manter para o resto da vida, além de investir em alimentos que são benéficos para a pele:

  1. Consuma leite e derivados Esses alimentos são fontes de cálcio, nutriente que estimula a produção de colágeno. O mineral também é importantíssimo para a contração muscular, ajuda a neutralizar radicais livres e evita a produção de enzimas responsáveis pela degradação das fibras elásticas.
  2. Coloque boas fontes de proteína no cardápio Quando pensamos nos alimentos que contêm colágeno, geralmente imaginamos a substância como um bloco, uma coisa só. Entretanto, você deve pensar no colágeno como uma proteína que é formada por uma sequência de aminoácidos. Quando ingerimos algo rico em colágeno, nossas enzimas digestivas quebram o alimento para obter aminoácidos, absorvê-los e utilizá-los da maneira que acha melhor, e não só para "fabricar" o colágeno da pele. O que você precisa saber é que os aminoácidos (presentes nas proteínas) devem sempre estar na sua dieta, pois, assim, conseguimos produzir colágeno endogenamente de forma eficaz. Por isso, ingira carnes magras (patinho, alcatra, filé-mignon), ovos, leite e peixes.
  3. Ingira alimentos com vitaminas E O nutriente tem poder antioxidante e neutraliza os radicais livres, protegendo as fibras de colágeno e as células que o produzem. Pode ser encontrada no óleo de girassol e em sementes oleaginosas (castanhas, nozes).
  4. Fique de olho no seu nível de vitamina D Ela ajuda na formação e amadurecimento das células que produzem colágeno. Pode ser encontrada em ovos, carnes, peixes, leite e outros alimentos de origem animal. Além disso, é importante tomar sol para que o organismo produza vitamina D. Para isso, basta expor braços e pernas por cerca de 15 minutos, sem proteção solar.
  5. Não se esqueça da vitamina C O nutriente é muito importante para a produção de colágeno. Ele é um antioxidante que nos protege dos radicais livres, que vão "destruindo" as proteínas do organismo, entre elas, o colágeno.

5. Massageie a pele

Sempre que possível una exercício e alimentação a tratamentos estéticos. Estímulos com massagens profundas e radiofrequência podem estimular a produção endógena colágeno, melhorando a elasticidade da pele. Procure um dermatologista para indicar a melhor intervenção para suas necessidades.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.