Topo

Paola Machado

Descuidou da dieta no fim de semana? Veja como se recuperar dos prejuízos

Paola Machado

24/09/2018 04h00

Crédito: iStock

Churrasco, pizza e sorvete no sábado. Pastel de feira, lasanha, pudim e hambúrguer no domingo. Você descuidou um "pouquinho" da dieta, cometeu vários exageros no fim de semana e agora bateu aquele peso na consciência?

Bom, a primeira coisa a fazer para reduzir os efeitos nocivos de uma ingestão alimentar excessiva e desequilibrada é bem óbvia: voltar o quanto antes a seguir uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, legumes e gorduras boas (azeite, castanhas). Desse modo, você vai oferecer ao corpo os nutrientes e compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que ele precisa para funcionar bem e fazer a "faxina" no organismo.

Outra coisa importante é beber muita água, o que vai ajudar a melhorar tanto a absorção de nutrientes pelo intestino quanto a metabolização hepática –o fígado é o principal responsável por transformar as toxinas que entram no organismo em subprodutos inofensivos, que são eliminados na urina e nas fezes.

Mais um ponto essencial é reduzir o consumo de alimentos que potencializam o estado inflamatório e tem substâncias nocivas para o corpo, como doces, frituras, produtos industrializados, embutidos etc. O açúcar refinado e as gorduras trans e saturadas elevam o estado inflamatório e a produção de radicais livres no organismo. Em concentrações elevadas e por tempo prolongado, essas substâncias podem promover efeitos deletérios, como desenvolvimento de doenças e desequilíbrios orgânicos e nutricionais.

Compostos bioativos e nutrientes antioxidantes exercem efeito protetor, reduzem os malefícios dos radicais livres e auxiliam na manutenção do equilíbrio do organismo.

Táticas para ter uma alimentação rica em antioxidantes

  • No café da manhã, bata um 1 cubinho de couve ou 1 colher de sopa de couve picada no suco de fruta natural.
  • Realize refeições leves. Inclua frutas, verduras e legumes em todas as suas refeições. Esses alimentos são as principais fontes de compostos antioxidantes.
  • Inicie as refeições por um prato de salada bem colorido. Quanto mais variada a cor do seu prato, maior o número de compostos bioativos.
  • Inclua no almoço e no jantar ao menos uma porção de brássicas, que incluem repolho, couve-flor, couve-manteiga, brócolis, couve de Bruxelas, mostarda, nabo, agrião, rabanete, rúcula.
  • Adicione gengibre em sucos, preparações culinárias ou chás. A raiz possui efeito digestivo, anti-inflamatório e termogênico.
  • Consuma uma porção de oleaginosas no lanche da manhã ou da tarde.
  • Evite qualquer tipo de alimento industrializado, principalmente os ricos em açúcares e gorduras.
  • Evite os alimentos refinados, como pão branco, macarrão e produtos à base de farinha branca. Opte pelas opções integrais.
  • Hidrate-se adequadamente. Ingira cerca de 2 litros de água ao dia.
  • Tome chás, água de coco e sucos ricos em antioxidantes (veja três receitas no fim do texto).
  • Não consuma refrigerantes, bebidas alcoólicas e sucos industrializados.

Menu contra radicais livres

Conheça substâncias antioxidantes e bioativas e em que alimentos elas estão presentes:

  • Ácido ascórbico (vitamina C): laranja, limão, mamão papaia, morango, kiwi, melão cantalupo, tomate, manga, brócolis, couve-flor, vagem de ervilha fresca e uva.
  • Tocoferóis: semente de girassol, avelã, amendoim, castanha-do-Pará, amêndoa, pistache, gérmen de trigo, atum branco em óleo, manga e noz-pecã.
  • Carotenóides: tomate, cenoura, milho, pimentas vermelhas, urucum, abóbora, pimentão vermelho e amarelo, inhame, cará, azeitona roxa, repolho roxo, folhas verde-escuras (espinafre, couve, rúcula), aipo, maçã, damasco, manga, ameixa, frutas vermelhas, melancia, laranja, tangerina e nectarina.
  • Resveratrol: amora, suco de uva integral, chocolate amargo, morango.
  • Antocianinas: frutas vermelhas, açaí, hortaliças escuras e cascas de uvas escuras.
  • Quercetina: maçã, cebola, romã, acelga.
  • Catequinas: Chá-verde e branco.
  • Flavonas: casca de maçã, cereja, brócolis, peles de frutas, cranberries, uvas, alface, azeitona e alho.

3 sucos ricos em antioxidantes

Opção 1: 3 rodelas de abacaxi sem o miolo; 2 colheres (sopa) de espinafre; 1 copo (200 ml) de água bem gelada.

Opção 2: 1 fatia de abacaxi; 1/2 mamão pequeno; 1 copo (200 ml) de chá-verde ou água de coco.

Opção 3: 1 copo (200 ml) de suco de abacaxi; ½ cenoura; 2 folhas de alface; 1 pedaço de gengibre; 1 colher (sopa) de hortelã + 1 colher (sopa) de salsa + ½ col. (chá) de pimenta caiena + 1 dose (30 g) de whey protein sem sabor.

Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador.

REFERÊNCIAS:
– Cerqueira et al. Antioxidantes dietéticos: controvérsias e perspectivas. Quim. Nova, Vol. 30, No. 2, 441-449, 2007
– Cozzolino SMF. Biodisponibilidade de Nutrientes. 4ª edição. 2012.
– Costa e Rosa. Alimentos funcionais: Componentes Bioativos e efeitos fisiológicos. 2011.
– Volp et al. Flavonóides antocianinas: características e propriedades na nutrição e saúde. Rev Bras Nutr Clin 2008;23(2):141-9.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.