Topo

Paola Machado

As calorias das guloseimas de festas de aniversários e como não exagerar

Paola Machado

06/10/2018 04h00

Crédito: iStock

Festas de aniversários são repletas de tentações, e é muito comum cometermos excessos quando vamos a comemorações desse tipo. Por isso, quem está de dieta ou quer manter a boa forma deve tomar muito cuidado nessas ocasiões.

Não parece, mas de coxinha em coxinha e de brigadeiro em brigadeiro –somados ao pedaço de bolo e os copos de refrigerante –, acabamos consumindo mais calorias do que em uma grande refeição –e às vezes até mais calorias do que devemos ingerir em um dia inteiro!

A seguir, com a ajuda da nutricionista Deborah Masquio, vou mostrar as calorias presentes nas guloseimas que você encontra nas festas e o que fazer para evitar exageros:

Como você viu no gráfico, 100 gramas de bolo de aniversário (1 pedaço grande) têm de 238 a 405 calorias. Por isso, é muito importante evitar consumir grandes porções ou repetir o doce. Para quem busca emagrecer o melhor seria não comer, mas como isso não é tarefa fácil, sempre opte por fatias pequenas, apenas para saciar o desejo.

Já um brigadeiro contribui com 56 calorias e o beijinho, com 64. Se pensarmos, dá para comer cinco unidades de cada um facilmente, não? É, mas o saldo de calorias de docinhos com certeza será muito elevado. Por isso, pegue apenas um, para não passar vontade.

Em relação aos salgadinhos, evite grandes quantidades e prefira as opções assadas. Em relação às bebidas, preste atenção no número de copos que pega para não consumir um ou dois litros no fim de uma noite. Os refrigerantes oferecem calorias vazias, ou seja, nenhum nutriente além de açúcar. Já a cerveja, além de conter calorias, também tem álcool, que em excesso é prejudicial à saúde e facilita o acúmulo de gordura na região da barriga.

Táticas para não prejudicar a dieta em uma festa

  • A primeira dica importante é não sair de casa com fome ou em um período de jejum prolongado. Aquela velha história de comer pouco em casa para se alimentar mais na festa é uma furada! Você vai acabar consumindo um valor calórico muito elevado se chegar com fome, isso porque os alimentos geralmente encontrados nestas ocasiões são bem calóricos. Uma estratégia importante é fazer um pequeno lanche em casa, de preferência composto de alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, cereais, tubérculos e alimentos integrais.
  • Ao longo do dia da festa, procure realizar refeições mais leves, composta por alimentos menos calóricos. Evite doces, frituras e alimentos gordurosos, pois você já vai comer tudo isso no aniversário. Prefira carnes assadas, grelhadas ou cozidas e muita salada.
  • Faça um pratinho com suas opções de salgado e se limite a isso. Nada de ficar beliscando o tempo todo.
  • Não se sinta obrigado a experimentar todas as opções de salgadinhos e docinhos. Consuma apenas o que realmente tiver vontade e em uma pequena quantidade. A falta de limites ocasiona uma ingestão excessiva de calorias.
  • Não fique perto da mesa de docinhos, pois quanto mais você vê-los, mais vontade vai ter de comer. Uma boa dica é que você tentar se distrair e não ficar pensando apenas nos comes e bebes servidos na festa.
  • Evite as bebidas alcoólicas e os refrigerantes e prefira água ou sucos naturais. Caso os refrigerantes sejam a única opção, prefira os lights e zeros, que fornecem nenhuma ou poucas calorias.

O recado mais importante é que você deve seguir as orientações nutricionais de uma alimentação saudável em todos os locais, eventos e ocasiões. Caso não consiga se controlar em uma festa, não desanime de continuar com uma dieta equilibrada nos dias seguintes. Encontre a motivação que existe dentro de você e nunca se esqueça de pedir ajuda aos seus familiares, amigos e nutricionista.

*Colaboração da nutricionista Dra. Deborah Masquio

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.