Topo

Paola Machado

Entenda o que é fitoterapia e como o chá-verde ajuda no emagrecimento

Paola Machado

14/10/2018 04h00

Crédito: iStock

As pessoas estão cada vez mais preocupadas em ter um estilo de vida saudável, natural, funcional, equilibrado. Diante dessa tendência, a busca pela fitoterapia cresceu exponencialmente, o que é interessante e promissor. Mas você sabe o que é a terapia e como identificar nela o que realmente é bom para a saúde?

Segundo a Resolução 402/2007 do Conselho Federal de Nutricionistas, a fitoterapia é caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, ou seja, como infusão, extrato seco, decocção, entre outros. Consiste em extrair da natureza o que de melhor ela tem para nos oferecer, mas para que esse benefício realmente aconteça e você não caia em cilada, o primeiro passo é ter orientação de um profissional habilitado e capaz.

No Brasil, o principal órgão responsável pela regulamentação de plantas medicinais e seus derivados é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tem como papel proteger e promover a saúde da população, garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços.

A fitoterapia ajuda a perder peso?

O emagrecimento é um dos principais anseios das pessoas que buscam a fitoterapia. De acordo com a Anvisa, o uso de plantas medicinais é, sim, uma forma de tratamento para o excesso de peso e a obesidade –principalmente quando associado a uma alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e o estilo de vida saudável. Os compostos que geralmente contribuem para esse objetivo são os diuréticos, laxativos e reguladores de apetite.

Uma das plantas mais conhecidas quando o assunto é emagrecimento é a camellia sinensis, usada para fazer o chá-verde. Seus efeitos antioxidante e termogênicos ocorrem por conta dos compostos polifenólicos, principalmente epicatequinas e metilxantinas (cafeína). Essas substâncias atuam induzindo o aumento do gasto de energia, a "queima" de gorduras e a diminuição da sensação de fome.

Estudos clínicos bem conduzidos já demonstraram resultados positivos nesse aspecto. No entanto, para que você se beneficie do chá-verde, deve utilizá-lo de maneira correta, começando pela escolha da parte correta da planta.

Os chás de camellia sinensis podem ser classificados em três tipos básicos: preto, verde e oolong, e as suas diferenças estão relacionadas ao beneficiamento das folhas. No preto as folhas são fermentadas; no verde são escaldadas e fervidas; e no oolong passam por uma leve fermentação. Dentre estas opções, o verde é aquele com maior poder antioxidante e termogênico.

Para aproveitar os efeitos da planta, faça uma infusão com a proporção de 1 xícara de água quente (200 ml), para cada 2 gramas da erva, deixando o chá tampado por no mínimo 2 minutos e, no máximo, 10 minutos.

Caso o gosto não seja agradável ao seu paladar, você pode adicionar outras plantas, como hortelã, erva-doce, melissa ou frutas secas, por exemplo, maçãs.

Aproveite os resultados e curta um estilo de vida mais saudável e simples.

*Colaboração da nutricionista comportamental Dra. Samantha Rhein

Referências:
– http://portal.anvisa.gov.br.
– Revista Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 30(Supl.1): 191-196, maio 2010.
– Turkish Journal of Field Crops, vol. 15, no. 6, pp. 148–153, 2010.
– Molecules, vol. 23, pp. 1176, 2018.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.