Topo

Paola Machado

Monte o melhor look para treinar sem abrir mão de conforto e bem-estar

Paola Machado

19/10/2018 04h00

Crédito: iStock

As roupas de treino são repletas de detalhes e nem sempre é fácil encontrar uma peça que atenda seu gosto e ainda ofereça tudo o que você precisa para ter bom rendimento no exercício.

Vestir uma roupa adequada durante a atividade física é muito importante, pois contribui com a saúde e o equilíbrio corporal.  Entre os principais elementos tecnológicos oferecidos hoje em dia encontramos tecidos leves e de secagem rápida; com compressão ajustada; que auxiliam a circulação sanguínea (fazendo com que mais nutrientes e oxigênio cheguem aos músculos); com proteção solar; inibição de odores etc.

Vale dizer que o look para malhar pode, sim, estar na moda e ainda ser útil ao corpo. Veja algumas dicas importantes para acertar na escolha das suas roupas de treino:

  • Lembre-se que a mobilidade é fator primordial em praticamente todos os esportes.
  • Especialmente em exercícios ao ar livre, como corrida e caminhada, utilize tecidos leves –de preferência claros — e que facilitam a evaporação do suor (como a poliamida), isso contribui para o controle da temperatura corporal.
  • Leggings com tecido mais grosso, cintura alta e cós largo garantem uma mais comodidade na prática esportiva. A legging capri auxilia na movimentação, porém dá a impressão de que as pernas ficam mais curtas, o que incomoda algumas mulheres –mas não afeta em nada a prática de exercícios.
  • O body é ótima opção para mulheres que querem sentir-se seguras e confortáveis na atividade física. Seu formato igual ao de um maiô garante total sustentabilidade. Por ser uma peça mais grudada ao corpo, ele ainda ajuda dar um efeito de uma cinta, deixando o corpo mais violão. Para as mais discretas, uma boa opção é usá-lo por baixo de uma camiseta ou cropped.
  • Os macacões modelam o corpo e geram conforto. Se não quiser passar a impressão de ter um maior volume corporal, evite modelos estampados e prefira os lisos e com cores escuras.
  • O top é uma peça primordial e interfere diretamente no conforto e rendimento do treino. Usar o modelo correto é importante para garantir a sustentação do seio e evitar a movimentação excessiva, que pode gerar dores. Além disso, auxilia no controle da respiração. Modelos com alças em "X" (cruzadas) tendem a proporcionar maior conforto, mas a escolha pode mudar conforme o tipo de atividade física, tamanho das mamas e etc.
  • Na musculação, dificilmente você vai ter problemas ao usar meias de algodão. Mas em esportes em que você corre, salta ou se movimenta bastante é importante investir em um modelo com tecido específico para a prática de exercícios (geralmente mais fino e liso). Esse tipo de material minimiza o atrito que pode gerar bolhas e calos nos pés.
  • Em esportes nos quais a resistência do ar faz grande diferença no desempenho, como ciclismo, tecidos colados ao corpo garantem uma melhor aerodinâmica. Essas peças também minimizam a vibração muscular e podem trazer conforto em atividades de grande impacto (corrida, por exemplo).
  • Evite vestir peças que vão deixar você mais preocupada com a roupa do que com o treino –calças que marcam ou transparentes, por exemplo. Isso dificultará a qualidade do exercício.

Cuidados com acessórios e apetrechos

Se você não consegue sair de casa sem brincos, anéis e pulseiras, opte por peças pequenas, que não têm o menor risco de ficarem presas em um aparelho, enroscar na mão etc. Ao pegar peso na musculação, saiba que anéis podem ser grandes precursores de machucados nos seus queridos dedos.

Vale lembrar que anel e qualquer outro tipo de acessório não devem ser usados em esportes de contato (lutas, futebol, basquete), pois podem machucar você ou um colega de treino.

Para quem pratica exercícios ao ar livre, o boné é imprescindível para proteger os fios de cabelo, o couro cabeludo e o rosto dos raios solares. O ideal é usar modelos próprios para a atividade física, que facilitam a evaporação do suor e têm boa ventilação. Algumas marcas oferecem até produtos com proteção UV.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.