Adicione mais sabor e saúde a seus pratos com os temperos certos
Você sabe que para ter saúde e manter o peso controlado é muito importante comer bem. Só que comer bem significa muito mais do que evitar excessos, açúcar e produtos industrializados. Também quer dizer ter prazer à mesa. Fazer uma refeição saborosa, que garanta não só benefícios nutricionais, mas também traga satisfação e bem-estar.
Pensando nisso, os temperos naturais são ótima opção para valorizar com maestria o sabor dos alimentos, além de oferecer inúmeras vantagens ao organismo. Eles são ricos em substâncias antioxidantes –que previnem o envelhecimento precoce –, estimulam a digestão, auxiliam a função do fígado, têm propriedades diuréticas etc. Você pode (e deve) usá-los para para substituir temperos industrializados, ricos em sódio e gordura.
Na hora de adicionar condimentos naturais a suas receitas, quem manda é seu paladar e sua criatividade, mas sempre é bom saber qual tempero costuma ir bem em cada tipo de preparo:
- Carne bovina Alecrim, orégano, salsa e tomilho.
- Carne suína Alecrim, salsa e tomilho.
- Carne caprina Alecrim, coentro, hortelã, salsa e tomilho.
- Peru Alecrim, coentro, orégano, salsa e tomilho.
- Frango Alecrim, coentro, hortelã, salsa e tomilho.
- Peixes Alecrim, cebolinha, coentro, orégano, salsa e tomilho.
- Frutos do mar Coentro e salsa.
- Massas Manjericão e orégano.
- Verduras e legumes Cebolinha, coentro, hortelã, manjericão e salsa.
- Sopas Cebolinha, coentro, hortelã, manjericão e salsa.
Azeite é sempre boa opção para vegetais
Verduras e legumes são fontes de fibras, vitaminas e minerais. Uma forma simples e nutritiva de prepará-los é com azeite extravirgem. O óleo de oliva apresenta um ótimo perfil de gorduras monoinsaturadas, consideradas do bem.
Também oferece em sua composição compostos fenólicos, que possuem importante capacidade antioxidante. O consumo de azeite é associado a um menor riscos de desenvolvimento de doenças crônicas, como as do coração, cardiovasculares, dislipidemias e diabetes. Também está ligado à redução de peso.
Apesar de apresentar inúmeros benefícios para a saúde, não exagere na quantidade de azeite que você usa. Afinal, como qualquer gordura, ele é calórico e deve ter seu consumo moderado. Acrescente cerca de 1 colher de chá para temperar a salada por refeição. Você ainda pode adicionar alguns ingredientes para aromatizar o azeite. Dentre os mais utilizados estão: alecrim, manjericão, gengibre e alho.
Invista em vinagre e molhos naturais
O vinagre apresenta baixo valor calórico e é bem-vindo para temperar saladas. Diversos benefícios são ligados ao consumo do vinagre de maçã e o vinagre balsâmico.
Com ele, você pode elaborar molhos naturais para temperar a salada –e substituir os industrializados. Misturar, por exemplo, azeite, vinagre balsâmico e ervas é uma opção saudável.
Evite adicionar à salada ingredientes como batata palha, bacon e queijos, que vão agregar calorias e gorduras.
Fuja de molhos e temperos industrializados
Seja nas saladas, seja nas carnes, esses produtos devem ser evitados ao máximo. Eles apresentam elevada quantidade de sódio e conservantes químicos. Além disso, alguns ainda têm gorduras e açúcares.
O glutamato monossódico também pode ser encontrado nestes produtos, e pode estar associado ao aumento de peso e dificuldade para o emagrecimento.
Viu como comer bem não é tão complicado? Basta colocar no prato produtos naturais que vão enchê-lo de cor, aroma e sabor.