Topo

Paola Machado

Como estabelecer metas para obter melhores resultados no treino

Paola Machado

18/11/2018 04h00

Saber onde você quer e pode chegar é importante para definir a melhor estratégia e ter bons resultados | Crédito: iStock

Onde quero chegar e por quê? Você deve ter em mente as respostas para essas perguntas ao decidir mudar seu estilo de vida. Como tudo na vida, sem objetivo não se vai muito longe… Já perdi as contas de quantas vezes amigas minhas disseram que estavam infelizes com o corpo mas, quando eu sugeri que começassem a treinar, elas encontraram alguma desculpa.

Eu insistia, perguntava qual era a prioridade delas. Porém, a verdade é que, por mais que não se sentissem bem com o próprio corpo, elas simplesmente não estavam a fim de mudar.

Por isso, antes de subir na esteira ou recusar a próxima sobremesa, pare e reflita sobre algumas questões que o ajudarão a encontrar sua resposta:

  • Você se sente bem com o seu corpo?
  • Como se enxerga daqui a alguns anos?
  • O que você está fazendo para sua felicidade?

Reconhecer que você precisa mudar alguns hábitos diários já é um ótimo começo; agora, para de fato mudar, é fundamental estabelecer metas e ter determinação.

Nessa etapa inicial, não seja muito rigoroso nem busque objetivos impossíveis de atingir. Ninguém emagrece 10 kg em uma semana nem consegue um bumbum durinho de um dia para o outro. A definição de metas semanais ou até mesmo diárias reais é o melhor estímulo para você se manter animado e não desistir facilmente –como em todas as outras vezes.

Veja algumas metas que funcionam muito bem para quem está começando a treinar ou fazer dieta: 

  • Treinar pelo menos três vezes nesta semana;
  • Esta semana eu não vou comer sobremesa depois do almoço e do jantar;
  • Hoje eu só volto para casa depois de ir à academia.

A trajetória não vai ser fácil, mas também não pode ser impossível. A mudança deve ocorrer de maneira natural e espontânea, encaixando-se na sua rotina. Encontre um exercício no qual você goste de verdade, inclua na sua dieta alimentos saudáveis que garantam prazer e tenha claro na sua cabeça o que você busca: emagrecer, fortalecer, se livrar de uma dor ou simplesmente levar uma vida mais saudável. Tudo isso ajuda a evitar o famoso vaivém na dieta e no treino.

Estabeleça seus objetivos, coloque o seu par de tênis, refaça a lista do supermercado e vamos nessa!

Fonte: Livro Kilorias — Faça do #Projetoverão seu Estilo de Vida, de Paola Machado, editora Benvirá

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.