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Paola Machado

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Estratégias para aproveitar da melhor forma os benefícios dos alimentos

Paola Machado

27/11/2018 04h00

Crédito: iStock

Praticamente todo alimento natural é ótimo para nosso organismo, mas alguns trazem benefícios extras à nossa saúde. São os chamados alimentos funcionais, que além de oferecer vitaminas e minerais ofertam compostos antioxidantes com importantes ações no organismo. A seguir, vou mostrar como você pode aproveitar melhor o poder de alguns deles.

Tomate

É uma famosa fonte do composto bioativo licopeno. Essa substância tem importante ação antioxidante, e entre os seus benefícios está a redução no risco de câncer de próstata.

COMO APROVEITAR MELHOR: o consumo do tomate cru oferece menor quantidade de licopeno. Então, aqueça o alimento e adicione um fio de azeite para melhorar a absorção do antioxidante. Fazer um molho de tomate caseiro também é uma ótima estratégia para desfrutar dos benefícios desse composto bioativo.

Frutas cítricas

Limão, laranja, acerola e outras frutas cítricas são importantes fontes de vitamina C. O nutriente exerce diversas atividades em nosso corpo, entre os principais estão a ação antioxidante, o estímulo à síntese de colágeno e a cicatrização.

COMO APROVEITAR MELHOR: a vitamina C é facilmente degradada quando o alimento é processado. Para manter maiores níveis da substância, corte a fruta somente no momento do consumo (seja in natura, seja em suco).

Brócolis

É rico em um composto chamado glicosinolato, que auxilia na eliminação de xenobióticos (detoxificação da célula), bem como pode reduzir o risco de câncer.

COMO APROVEITAR MELHOR: cozinhar o vegetal por dois minutos promove uma perda de 56% desses compostos, e uma cocção de oito a dez minutos gera uma perda de mais de 70%. Portanto, prepare o brócolis no vapor por, no máximo dois minutos. Você vai observar que a coloração do alimento ficará viva e a textura será al dente.

Alho

Além de ser considerado um dos temperos mais tradicionais na culinária brasileira, o alho contém uma grande quantidade de compostos organosulfurados que possuem ação terapêutica. Dentre seus benefícios estão: ação sobre a redução do risco de câncer, na detoxificação, no aumento da atividade de enzimas antioxidantes, efeito na redução da pressão arterial, ação antifúngica e antibactericida.

COMO APROVEITAR MELHOR: os compostos bioativos do alho são liberados quando ele é amassado, partido, cortado ou mastigado. Além disso, para maiores benefícios, o consumo do alho deve ser feito imediatamente após o preparo, sem que haja ação de calor ou qualquer outro tipo de tratamento térmico, que  diminuem muito as concentrações dos fitoquímicos sulfurados.

Portanto, utilize dente de alho fresco e amassado em preparações prontas ou para finalizar o prato. Se você quer realmente aproveitar os benefícios do alimento, mastigue alho cru. Parece estranho? Os órgãos de saúde recomendam o consumo de um dente de alho cru ao dia para obter benefícios de seu consumo.

*Colaboração da nutricionista Dra. Deborah Masquio

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Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.