{"page-prev":false,"page-next":false,"blogosfera-options":{"category":[{"link":"http://paolamachado.blogosfera.uol.com.br/category/paola-machado/","title":"Paola Machado","descriptions":"","slug":"paola-machado","size":269}],"page-type":"post","blog-id":"235","site-url":"http://paolamachado.blogosfera.uol.com.br","author-info":{"title":"Sobre a autora","description":"Paola Machado \u00e9 fisiologista do exerc\u00edcio, formada em educa\u00e7\u00e3o f\u00edsica modalidade em sa\u00fade pela UNIFESP (Universidade Federal de S\u00e3o Paulo), mestre em ci\u00eancias da sa\u00fade (foco em fisiologia do exerc\u00edcio e imunologia) e doutoranda em nutri\u00e7\u00e3o pela UNIFESP. \u00c9 autora do Livro Kilorias - Fa\u00e7a do #projetover\u00e3o seu estilo de vida (Editora Benvir\u00e1). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos cient\u00edficos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na pr\u00e1tica. Tamb\u00e9m \u00e9 fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP"},"blog-info":{"title":"Sobre a coluna","description":"Aqui eu compartilharei conte\u00fado sobre exerc\u00edcio e alimenta\u00e7\u00e3o para ajudar voc\u00ea a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saud\u00e1vel. Os textos s\u00e3o cientificamente embasados e selecionados da melhor forma poss\u00edvel, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informa\u00e7\u00e3o profissional \u00e9 s\u00f3 o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de voc\u00ea e da sua motiva\u00e7\u00e3o para alcan\u00e7ar seu objetivo."},"blog-publicity":"","comentarios":{"show":true,"id":15186341,"disableTitle":true,"displayInline":true}},"blog":{"conteudo":{"titulo":"Os benef\u00edcios e como fazer farinha e biomassa de banana verde","autor":"Paola Machado","texto":"
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Cr\u00e9dito: iStock

A banana verde \u00e9 um alimento que traz muitos benef\u00edcios \u00e0 sa\u00fade devido a presen\u00e7a de amido resistente em sua composi\u00e7\u00e3o. A subst\u00e2ncia tem propriedades semelhantes \u00e0s fibras e n\u00e3o \u00e9 digerida pelo organismo humano.

O teor de amido resistente na banana verde \u00e9 cerca de duas vezes maior do que na fruta madura (veja gr\u00e1fico abaixo). Isso porque com o amadurecimento a subst\u00e2ncia \u00e9 convertida em a\u00e7\u00facar.

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Benef\u00edcios da biomassa e farinha de banana verde

Como \u00e9 muito dif\u00edcil conseguir comer a banana verde crua (ela “amarra'' na boca), a alternativa para aproveitar seus benef\u00edcios \u00e9 usar sua farinha ou biomassa. E esses alimentos trazem muitas vantagens:

– Sa\u00fade intestinal\u00a0O amido resistente \u00e9 fermentado pelas bact\u00e9rias presentes no intestino, favorecendo a produ\u00e7\u00e3o dos \u00e1cidos graxos de cadeia curta (AGCC). Eles auxiliam na manuten\u00e7\u00e3o da integridade e na sa\u00fade do intestino. A redu\u00e7\u00e3o do pH intestinal resultante da fermenta\u00e7\u00e3o e da produ\u00e7\u00e3o de AGCC ainda reduz a prolifera\u00e7\u00e3o de bact\u00e9rias potencialmente patog\u00eanicas, contribuindo para o equil\u00edbrio da microbiota. Estudos j\u00e1 demonstraram que o consumo da farinha da banana verde favorece a menor ocorr\u00eancia de dores abdominais e sensa\u00e7\u00e3o de esvaziamento incompleto do intestino no momento da evacua\u00e7\u00e3o.

– Controle da glicemia e do peso corporal O amido resistente torna mais lenta a digest\u00e3o de carboidratos, o que auxilia no controle da libera\u00e7\u00e3o de glicose (a\u00e7\u00facar) na corrente sangu\u00ednea. Isso pode auxiliar no controle de peso, pois impacta em menor libera\u00e7\u00e3o de insulina, o principal horm\u00f4nio relacionado ao ac\u00famulo de gordura corporal.

– Redu\u00e7\u00e3o do colesterol total e LDL A\u00a0farinha e a biomassa de banana verde reduzem a absor\u00e7\u00e3o de gorduras pelo intestino e podem ser utilizadas como estrat\u00e9gia nutricional para o controle dos lip\u00eddeos no sangue.

– Controle do apetite\u00a0A adi\u00e7\u00e3o de farinha de banana verde na dieta evita o aumento da grelina (principal horm\u00f4nio da fome) a redu\u00e7\u00e3o de leptina (horm\u00f4nio respons\u00e1vel pela saciedade). O consumo de 1 colher (ch\u00e1) de farinha de banana verde misturada em um copo de \u00e1gua, cerca de 1 hora a 30 minutos antes das principais refei\u00e7\u00f5es, pode ser uma estrat\u00e9gia para controlar a fome.

Onde utilizar?

A biomassa e a farinha de banana verde podem ser acrescentadas em sucos, vitaminas, frutas picadas, iogurtes e em prepara\u00e7\u00f5es culin\u00e1rias como p\u00e3es, bolos e massas.

A biomassa \u00e9 considerada um ingrediente espessante que pode ser utilizado em sopas, molhos e no feij\u00e3o. A polpa da banana verde n\u00e3o apresenta tanto sabor, por isso pode ser inclu\u00edda em varias prepara\u00e7\u00f5es sem alterar o paladar.

A quantidade que deve ser consumida varia de acordo com as necessidades individuais e o planejamento alimentar. No inicio, para se adaptar, voc\u00ea pode consumir 1 colher de sobremesa. Nas semanas subsequentes, aumente para 1 colher de sopa.

Como fazer em casa

Voc\u00ea encontra facilmente em lojas de produtos naturais e mercearias a biomassa e a farinha de banana verde. Entretanto, \u00e9 poss\u00edvel prepar\u00e1-las em casa.

Biomassa de banana verde

  1. Lave muito bem as bananas.
  2. Em uma panela de press\u00e3o, coloque \u00e1gua at\u00e9 cobrir as bananas.
  3. Cozinhe na press\u00e3o por cerca de 10 minutos.
  4. Retire da panela e, em seguida, bata no liquidificador ou no processador.
  5. Armazene a biomassa em pote de vidro na geladeira, ou congele em forminhas de gelo para serem utilizadas conforme a necessidade.

Farinha de banana verde

  1. Lave muito bem as bananas.
  2. Em um recipiente com \u00e1gua fervendo, adicione as bananas e cozinhe por dois minutos.
  3. Ap\u00f3s isso, retire da panela, descasque a fruta e corte em rodelas finas.
  4. Coloque as rodelas em assadeira antiaderente e leve ao forno por cerca de 30 minutos –ou at\u00e9 que fiquem bem secas, mas sem deixar queimar.
  5. Ap\u00f3s retirar do forno, bata as rodelas da banana no liquidificador.
  6. Passe pela peneira

Observa\u00e7\u00e3o:\u00a0utilize a casca apenas se a banana for org\u00e2nica, ou seja, cultivada sem uso de agrot\u00f3xicos.

*Colabora\u00e7\u00e3o da nutricionista Dra. Deborah Masquio

Refer\u00eancias:
– Amaral et al. EFEITO DO CONSUMO DA FARINHA DE BANANA VERDE EM PACIENTES HIPERCOLESTEROL\u00caMICOS: UM ESTUDO PILOTO. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr.= J. Brazilian Soc. Food Nutr., S\u00e3o Paulo, SP, v. 38, Supl., p. 1-475, agosto 2013.
– Menezes et al. AVALIA\u00c7\u00c3O DE CONSUMO ALIMENTAR AP\u00d3S INGEST\u00c3O REGULAR DE REFEI\u00c7\u00c3O CONGELADA ADICIONADA DE INGREDIENTES FUNCIONAIS. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr.= J. Brazilian Soc. Food Nutr., S\u00e3o Paulo, SP, v. 38, Supl., p. 1-475, agosto 2013.
– Meneses et al. EFEITO DO CONSUMO DE FARINHA DE BANANA VERDE SOBRE O PERFIL DE
HORM\u00d4NIOS GASTRINTESTINAIS RELACIONADOS \u00c0 SACIEDADE. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr.= J. Brazilian Soc. Food Nutr., S\u00e3o Paulo, SP, v. 36, Supl., p. 1-354, junho 2011.
– Negrini et al. IMPACTO DO CONSUMO REGULAR DE FARINHA DE BANANA VERDE SOBRE O FUNCIONAMENTO INTESTINAL, AVALIADO ATRAV\u00c9S DO QUESTION\u00c1RIO GASTROINTESTINAL SYMPTOM RATING SCALE. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr.= J. Brazilian Soc. Food Nutr., S\u00e3o Paulo, SP, v. 38, Supl., p. 1-475, agosto 2013.
– Ormenese RCSC. Obten\u00e7\u00e3o de farinha de banana verde por diferentes processos de secagem e aplica\u00e7\u00e3o em produtos aliment\u00edcios . Tese de doutorado apresentada \u00e0 Faculdade de Engenharia de Alimentos. Campinas. 2010.
– Salgado et al. ASPECTOS F\u00cdSICO-QU\u00cdMICOS E FISIOL\u00d3GICOS DO AMIDO RESISTENTE. Curitiba, v. 23, n. 1, p. 109-122, jan./jun. 2005.
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