Topo

Paola Machado

Estresse emocional é a causa de diversos problemas de saúde

Paola Machado

18/12/2018 04h00

Quem nunca ficou abalado emocionalmente por conta de um dia estressante no trabalho ou até por um amor não correspondido?

Bom, você pode não notar, mas o estresse emocional ou crônico ou agudo — quando muito forte — pode fazer mal, a curto e longo prazo, para o seu organismo.

Não é incomum que problemas cardiovasculares ocorram, desencadeados pelo estresse emocional ou por um esforço físico muito intenso.

Uma revisão publicada pelo periódico científico The International Journal of Clinical Practice mostrou que o risco de infarto do miocárdio aumenta 2,35% depois de um episódio de raiva e, durante o período de luto pela morte de um ente querido, sobe para até 14,3%. Da mesma forma, o estresse nos ambientes de trabalho aumenta o risco de episódios recorrentes de doença coronariana e a pressão para entregar um trabalho com urgência aumenta seis vezes o risco de infarto do miocárdio.

A pesquisa mostra que medicamentos, que devem ser prescritos e indicados por médicos, meditação e terapias de gerenciamento do estresse podem ser benéficos para prevenir eventos cardiovasculares e atrasar as patologias resultantes de estresse emocional agudo.

Mas uma alternativa mais barata e muito eficaz para vários quadros, como mostrado em diversos artigos científicos, é a prática de atividades físicas. Com apenas um treino simples, pode-se melhorar o humor e bem-estar em até 5 horas após a prática. O treinamento também diminui a quantidade de adrenalina que é liberada durante algumas situações extremas, reduzindo o impacto sobre o coração.

Em empresas, uma boa opção para reduzir estresse e o risco de patologias é incluir intervenções como sessões de ginástica laboral. Em casos em que medicamentos não são recomendados, atividades como essa são ótimas para melhorar humor, bem-estar, além de prevenir patologias.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.