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Comidinhas de praia: veja as calorias e dicas para se alimentar melhor

Paola Machado

31/12/2018 04h00

Crédito: iStock

Em época de festas, é normal sair da rotina alimentar — especialmente aos finais de semana e feriados. Churrascos, idas à pizzaria e comidinhas de praias estão entre as escolhas mais comuns quando chega o fim do ano. Mas quem precisa emagrecer por questões de saúde ou simplesmente deseja perder alguns quilinhos, deve tomar cuidado com os alimentos e quantidades consumidas.

O excesso alimentar, às vezes até mesmo sem perceber, por muitas vezes acaba em um consumo calórico que ultrapassa as recomendações diárias em uma única refeição.

Como o verão já chegou e muita gente está de férias, a dica de hoje será sobre alimentos encontrados na praia. Vamos mostrar o valor calórico dos alimentos mais comuns deste local e sugerir estratégias para que o consumo alimentar não seja prejudicial à saude ou ao emagrecimento. Confira abaixo:

É claro que é difícil dizer não a um determinado tipo de alimento quando se está com muita vontade de consumi-lo, ou até mesmo quandoum grupo de amigos pede uma porção de batata ou camarão frito. Em quantidades controladas e como exceção à regra de uma alimentação saudável, o consumo desses alimentos não deve atrapalhar seu progresso (o ideal é sempre conversar com uma nutricionista ou nutróloga sobre sua rotina alimentar). Mas, em geral, é possível criar hábitos simples que vão ajudá-lo a se alimentar de maneira mais saudável quando for frequentar uma praia. Confira dicas abaixo:

– Antes de sair de casa, tome um café da manhã reforçado, que contenha alimentos integrais (granola, pão integral, aveia), frutas e leite ou derivados (iogurte, queijo branco), pois vão auxiliar na sensação de saciedade prolongada.

– Não se esqueça de se alimentar de tempo em tempo, mesmo que esteja na praia. Esperar a fome ficar muito forte pode fazer com que você consuma um excesso de calorias desnecessário.

– Para se refrescar, opte por bebidas saudáveis, como água de coco e sucos naturais, de preferência sem adição de açúcar.

– Na hora do almoço, busque um  restaurante que ofereça opções de self-service ou por kg, para que você consiga montar um prato com bastante salada e carnes grelhadas. Evite as frituras. Lembre-se que para as refeições serem completas, precisam ter alimentos de todos os grupos alimentares.

– Se for tomar um sorvete, opte pelos picolés de frutas, que são menos calóricos.

– Se o grupo de amigos ou a família pedir uma porção de peixe ou fritas, consuma apenas a quantidade necessária para matar a sua vontade. Não faça dessas porções a sua refeição principal.

– Evite as bebidas alcoólicas, mas caso queira consumir, opte pelas mais leves. As batidas de frutas adoçadas com leite condensado e a caipirinha adoçada com açúcar tendem a ser mais calóricas do que uma cerveja, por exemplo.

Aproveite a praia para se distrair, conversar com pessoas queridas, admirar as paisagens e ainda aumentar seu gasto energético com atividades físicas na orla.

*Colaboração da nutricionista Dra. Deborah Masquio

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.