menu

Topo
Paola Machado

Paola Machado

Categorias

Histórico

Almoço de Ano Novo: dicas gerais para não exagerar nessa refeição

Paola Machado

01/01/2019 04h00

Crédito: iStock

As festas de final de ano são comemorações repletas de comida, diferentes opções e, muitas vezes, preparações que contribuem para alguns quilinhos a mais no começo do ano. E quem pensa que só tem que se preocupar com isso no Natal, está enganado: muitas pessoas tem grandes ceias e almoços de Ano Novo e acabam exagerando nessas ocasiões.

Mas, mais do que calorias, também precisamos levar em consideração a qualidade e a composição dos alimentos. Pensando nisso, elaborei algumas dicas práticas para você ir para a ceia de ano novo sem ter que sair muito da sua dieta e aproveitar sem exageros.

1º Consuma alimentos fontes de fibra solúvel antes de sair de casa

Antes de partir para a comemoração da ceia de natal e ano novo, invista em lanchinho como um copo de suco de  fruta que contenha fibras solúveis (maçã, laranja, cenoura) com aveia, por exemplo. Esta simples estratégia auxilia no aporte de compostos antioxidantes e na redução da absorção intestinal de gorduras e carboidratos das refeições que virão.

2º Opte por carnes menos calóricas e gordurosas

Tender, peru, chester, lombo, frango assado, lagarto e peixes são consideradas as opções de carnes mais magras e fornecem menos de 300 calorias por 100 gramas. Evite a costela de porco, carne de porco, leitão e carne de cabrito. Importante: escolha uma opção para a ceia e uma opção para o almoço do dia seguinte.

3º Fonte de carboidratos

Se possível, prepare o arroz integral ao invés do branco. O integral possui maior quantidade de fibras e micronutrientes. Se possível, ainda invista em grãos e sementes para compor esta preparação: lentilha (muito tradicional no Ano Novo), semente de linhaça, semente de chia, quinoa e amaranto. Isso vai dar um toque especial e uma pitada de nutrientes em seu prato.

4º Salada sempre

A salada com verduras deve ser item obrigatório no prato daqueles que tem preocupação com o peso e com a saúde. Iniciar a refeição por um prato de salada colorido, é uma ótima estratégia para estimular a saciedade antes de chegar nas preparações calóricas. Não deixe de temperar com um fio de azeite de oliva extra-virgem, óleo de linhaça ou chia para somar mais compostos antioxidantes a gorduras insaturadas do bem.

5º Bebida alcoólica

Se conseguir evitá-las, melhor. Assim você já elimina as calorias vazias que se transformam em gordura, além de proteger seu fígado do álcool. Mas se não conseguir, opte por uma taça de vinho tinto, pois ele contribui com quantidades importantes de uma substancia antioxidante chamada resveratrol. Mas apenas uma taça, ok? Porque em excesso o álcool é prejudicial à saúde. Os refrigerantes e os sucos industrializados também devem ser evitados pois só contribuem com açucares e aditivos químicos. Se possível, faça um suco de fruta natural para enriquecer a ingestão de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras.

6º Oleaginosas

Para dar um toque mais nutritivo ainda na comemoração de sua ceia, invista em uma pequena porção de castanhas e nozes (5 unidades de castanha de caju ou 5 nozes/amêndoas ou 2 castanhas do Pará). Além de contribuírem com a ingestão de gorduras insaturadas com ação anti-inflamatória e cardioprotetora, também fornecem compostos fenólicos, os quais também atuam como antioxidantes.

Lembre-se:

  • Não faça da comida e das bebidas o foco das comemorações de final de ano.
  • Evite os petiscos! Sirva-se apenas do necessário. Não se obrigue a experimentar todas as opções disponíveis.
  • No dia da festa, é importante se alimentar a cada 3 horas para evitar os exageros na ceia.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.