Topo

Paola Machado

Overtraining: os perigos e como saber se você está exagerando no treino

Paola Machado

14/01/2019 04h00

Crédito: iStock

O exercício é ótimo para nosso organismo, isso não é novidade. Em minha coluna, não me canso de abordar cada benefício da atividade física e explicar o quão importante é para a nossa saúde física e mental. Mas precisamos ter limites.

Por competitividade, superação de limites e/ou busca por um padrão estético, algumas pessoas exageram na dose e passam horas e horas, vários dias da semana, treinando intensamente sem descanso. Esse exagero pode prejudicar a saúde.

Reforço: o exercício faz bem, é sensacional para nosso organismo, mas, como tudo na vida, precisamos de equilíbrio. Nada em excesso faz bem ao organismo.

É difícil estabelecer um limite de exercício, pois a questão é muito individual. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda  pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 70 minutos de treino intenso por semana para prevenir doenças. Se seu objetivo é saúde, essa quantidade ou até um pouco mais já basta.

Agora, caso tenha objetivos mais específicos e que exigem um volume maior de treino, como correr uma maratona ou fazer um triatlo, é importante ter orientação de um profissional para ajustar a carga de exercício e os períodos de descanso, pois o descanso é um dos grandes segredos para o sucesso do seu treinamento e para não ter problemas de saúde.

Para você ter uma ideia, uma grande parte de transtornos, como a anorexia nervosa, bulimia, distúrbios do sono, disfunções hormonais associadas com oligomenorreia ou redução do número de espermatozoides podem estar associados ao excesso do treinamento.

Excesso de treinamento

O excesso de treinamento, quando associado a sinais e sintomas, é chamado de overtraining. Essa é uma síndrome estudada em atletas e caracterizada pela redução do desempenho e da resposta ao treinamento em atletas saudáveis. De origem multifatorial, a síndrome está primariamente relacionada com o mau planejamento do treino, devido a um ajuste inadequado do volume (quantidade), da intensidade e das pausas de recuperação.

É importante a distinção entre os estados de overreaching e overtraining, já que ambos envolvem respostas fisiológicas e psicológicas semelhantes.

O overreaching refere-se à queda de desempenho em curto prazo em resposta a um programa de treinamento pesado, realizado em poucos dias. Este processo é revertido em alguns dias ou, no máximo, duas semanas de repouso. Ele é caracterizado por fadiga periférica, incluindo muscular, redução ou ausência de resposta ao treinamento, queda da capacidade de desempenho submáximo e máximo.

Já o overtraining caracteriza-se pela queda prolongada de desempenho em resposta ao treinamento, e recuperação lenta, podendo levar semanas e até meses. Este estado é caracterizado por fadiga central, além da periférica, e reflete a incapacidade do hipotálamo adequar o organismo à quantidade total de estresse decorrente do treinamento.

No entanto, não há evidência na literatura que forneça um direcionamento claro para separar o overreaching dos sintomas da síndrome do overtraining.

Vale enfatizar que há várias terminologias para o excesso de treinamento. Alguns autores definem a síndrome do overtraining" como "síndrome da redução inexplicada do desempenho". O problema também é descrito na literatura como sinônimos de como "burnout", "staleness", "síndrome da fadiga crônica", "overwork", "overload training", "overfatigue" e "overstrain".

Existem basicamente duas formas clínicas de "overtraining":

1 – A primeira, considerada clássica, é do tipo simpático, que é verificado pela predominância da atividade simpática, e caracterizada por sinais como o aumento da frequência cardíaca (FC) de repouso e da pressão arterial (PA), a diminuição do apetite, a perda de massa corporal, distúrbios do sono e irritabilidade. O overtraining simpático é caracterizado pela hiperexcitabilidade, impaciência do atleta e queda no rendimento. Esse tipo de overtraining é menos frequente nos esportes modernos, apresentando maior incidência nos esportes anaeróbios, ou seja, em modalidades em que os componentes força e velocidade são predominantes, como futebol, rugby e tênis.

2 – A segunda forma clínica do overtraining é do tipo parassimpático, pela predominância da atividade parassimpática, e caracterizada por queda da frequência cardíaca em repouso e da pressão arterial, longos períodos de sono, fadiga excessiva, apatia, redução persistente da capacidade de desempenho, diminuição da libido e baixa imunidade. Além disso, observa-se um comportamento depressivo. Esse tipo de "overtraining" foi observado em atletas de esportes de resistência (endurance) –ou seja, em modalidades aeróbicas como corrida e triatlo — e seria causado pelo desequilíbrio da função autonômica e fadiga central.

As causas

Dentre as causas para desenvolvimento do "overtraining" estão a repetição sistemática de exercícios físicos, o excesso de sobrecarga e mau de todos os princípios básicos do treinamento, como a especificidade, reversibilidade, individualidade, frequência de treinamento etc.

Além destas causas primárias, outras causas reforçam a chance do indivíduo desencadear o "overtraining". Entre elas, as condições médicas pré-existentes, a alimentação inadequada frente à carga de treinamento e os fatores ambientais (altitude, temperatura e umidade), que fazem com que o atleta se torne mais vulnerável à síndrome. 

Atletas que treinam sozinhos, sem a orientação de um profissional da área, podem ocasionalmente desenvolver o "overtraining" devido à falta de conhecimento do processo de treinamento em relação à sobrecarga e à recuperação e a inexperiência para reconhecer os sintomas.

Por isso, é importante atentar-se aos sinais e sintomas que devem ser analisados junto a um profissional da área:

  • Queda do desempenho, fadiga prolongada, dores e/ou danos musculares, acompanhados de maior sensibilidade da musculatura, incapacidade de completar as sessões de exercício e anormalidade de percepção de esforço.
  • Alterações de apetite, podendo ocorrer anorexia nervosa, bulimia, taxa metabólica basal aumentada e porcentagem de gordura corporal reduzida.
  • Alterações do padrão do sono, com dificuldades para dormir, sono intermitente, pesadelos, sono não restaurador e insônia, na presença ou não de transpiração noturna.
  • Alterações psicológicas se destacando distúrbios de humor como ansiedade aumentada, depressão, irritabilidade e nervosismo, sentimento depressivo e instabilidade emocional, apatia geral, baixa estima, dificuldades de concentração no trabalho e no treinamento e maior sensibilidade a estresses emocionais e ambientais.
  • Alterações imunológicas: após sessões agudas de exercício de resistência prolongado, ocorre redução da resposta imune por algumas horas. Este período é conhecido como "janela aberta", variando entre três e 24 horas subsequentes ao exercício. Neste período, as defesas do organismo estão reduzidas e aumenta o risco de infecções no trato respiratório superior.
  • Alterações bioquímicas, como nas concentrações plasmáticas de glutamina e creatina kinase (CK), que é uma enzima intracelular, utilizada como marcador de lesões musculares.
  • Alterações hormonais, sendo que uma das primeiras indicações do comprometimento neuroendócrino durante o "overtraining" foi a observação da sua correlação com a queda da razão testosterona livre / cortisol. Além do mais são investigadas alterações nos hormônios ACTH, prolactina e GH.

Como evitar

Para prevenir o excesso de treinamento, é necessário um planejamento adequado do exercício, com bons profissionais –que respeitem o princípio da individualidade biológica –, além de nunca deixar de respeitar o período de recuperação e descanso.

Quando detectado o "overtraining" é necessário auxílio profissional, combinado com orientações como a redução da intensidade e volume dos treinamentos e, em alguns casos, até mesmo a interrupção do exercício.

O tempo de recuperação varia dependendo da gravidade da síndrome. Além da redução ou interrupção do treinamento físico, o atleta com "overtraining" deve receber acompanhamento nutricional e psicológico a fim de reduzir o período necessário de recuperação retornar aos treinamentos o mais breve possível.

Dito tudo isso, não acha melhor prevenir, respeitar a recuperação e buscar orientação profissional? Respeite seus limites.

Referências:
– Overtraining./ Carolina Ackel D'Elia. –1.ed. – São Paulo: Weight Science, 2015.
– Adlercreutz H, Harkonen M, Kuoppasalmi K, Naveri H, Huhtaniemi I, Tikkanen H, et al. Effect of training on plasma anabolic and catabolic steroid hormones and their response during physical training. Int. J. Sports Med.1986;7:S27-28.
– Budgett R. Overtraining Syndrome. Br. J. Sp. Med.1990;24(4):231-236.
– Budgett R, Castell L, Newsholme EA. The overtraining syndrome. In: Harries M, Williams C, Stanish WD, Micheli LJ, ed – Oxford textbook of sports medicine. 2.ed. New York, 1998. p. 367-377.
– Budgett R., Newsholme E., Lehmann M., Sharp C, Jones D., Peto T, et al. Redefining the overtraining syndrome as the unexplained underperformance syndrome. Br. J. Sports Med. 2000;34(1):67-8.
– Clement DB, Lloyd-Smith DR, Macintyre JG, Matheson GO, Brock R, Dupont M. Iron status in Win- ter Olympic sports. J. Sports Sci.1987;5:261-271.
– Costill DL. Inside running: basics of sports physiology, Benchmark Press, Indianapolis, 1986.
Dressendorfer RH, Wade CE, Amsterdam EA. Development of pseudoanemia in marathon run- ners during a 20-day road race. J. Am. Med. Assoc. 1981;246:1215-1218.
– Falsetti HL. Overtraining in athletes: a round table. Phys. Sportsmed. 1983;11:93-110.
Fry RW, Morton AR, Keast D. Overtraining in athletes: an update. Sports Medicine 1991;12:32-65.
– Fry RW, Grove JR, Morton AR, Zeroni PM, Gaudieri S, Keast D. Psychological and immunological correlates of acute overtraining. Br. J. Sport Med.1994;28(4):241-246.
– Fry AC, Kraemer WJ, Ramsey LT. Pituitary-adrenal-gonadal responses to high-intensity resistance exercise overtraining. J. Appl. Physiol.1998;85(6):2352-2359.
– Hooper SL, Mackinnon LT, Howard A, Gordon RD, Bachmann AW. Markers for monitoring overtraining and recovery. Med. Sci. Sports Exerc.1995;27:106-112.
– Keizer HA. Neuroendocrine aspects of overtraining. In: Kreider RB, Fry AC, O'Toole ML. Overtraining in sport 1.ed. U.S.A., Human Kinetics Publishers, 1998. p.145-167.
– Kreider RB, Fry AC, O'Toole ML, ed. Overtraining in sport: terms, definitions, and prevalence. In: Overtraining in sport – 1.ed. U.S.A., Human Kinetics Publishers, 1998. p.vii-ix.
– Kuipers, H & Keizer HA. Overtraining in elite athletes: review and directions for the future. Sports Medicine 1988;6: 79-92.
– Kuipers H. Training and Overtraining: an introduction. Med. Sci. Sports Exerc.1998;30(7):1137-1139.
– Lehmann M, Dickhuth HH, Gendrisch E, Lazar W, Thum M, Kaminski R et al. Training-overtraining. A prospective experimental study with experienced middle and long distance runners. Int. J. Sports Med. 1991;12:444-452.
– Lehmann M, Foster C, Keul J. Overtraining in endurance athletes: a brief review. Med. Sci. Sports Exerc.1993;25(7):854-862.
– Lehmann M, Foster C, Dickhuth HH, Gastmann U. Autonomic imbalance hypothesis and overtrai- ning syndrome. Med Sci Sports Exerc.1998;30(7):1140-5.
– Mackinnon LT, Hooper SL, Jones S, Gordon RD, Bachmann AW. Hormonal, immunologi- cal, and hematological responses to intensified training in elite swimmers. Med. Sci. Sports Exerc.1997;29(12):1637-1645.
– Meeusen R, Duclos M, Gleeson M, Rietjens G, Steinacker J, Urhausen A. Prevention, diagnosis and treatment of the Overtraining Syndrome ECSS Position Statement "Task Force". Eur J Sport Sci 2006; 6(1):1-14.
– Meeusen R, Nederhof E, Buyse L, Roelands B, de Schutter G, Piacentini MF. Diagnosing overtraining in athletes using the two-bout exercise protocol. Br. J. Sports Med.2010;44(9):642-8.
– Meeusen R, Duclos M, Foster C, Fry A, Gleeson M, Nieman D et al. European College of Sport Science; American College of Sports Medicine. Prevention, diagnosis, and treatment of the overtraining syndrome: joint consensus statement of the European College of Sport Science and the American College of Sports Medicine. Med. Sci. Sports Exerc.2013; 45(1):186-205.
– Moore GE. Introduction. In: American College of Sports Medicine. ACSM's Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities., USA, 1997.
– Morgan WP. Selected psychological factors limiting performance: a mental health model. In: Clark DH & Eckert HM (Eds). Units of human performance, Human Kinetics, Champaign, IL, 1985. Morgan WP, Brown DR, Raglin JS, O ́Connor PJ, Ellickson KA. Psychological monitoring of overtraining and staleness. Br. J. Sports Med.1987;21:107-114.
– Newsholme EA, Crabtree B, Ardawi MS. Glutamine metabolism in lymphocytes: its biochemical, physiological and clinical importance. Q. J. Exp. Physiol.1985;70(4):473-89.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.