Topo
Paola Machado

Paola Machado

Categorias

Histórico

Vai aproveitar o final de semana para treinar ao ar livre? Veja dicas

Paola Machado

26/01/2019 04h00

Crédito: iStock

Quem mora em grandes cidades nem sempre tem a oportunidade de praticar exercícios ao ar livre durante a semana –devido à falta de tempo, trânsito para se deslocar até parques e praças etc. Aí, os treinos acabam restritos à academia.

Mas os finais de semana são uma ótima oportunidade para você quebrar a rotina de atividade física e se exercitar em locais abertos, principalmente arborizados. Isso é ótimo para relaxar a mente e também proporcionar estímulos diferentes aos músculos.

A seguir, preparei algumas dicas para você aproveitar melhor os treinos ao ar livre:

Use as roupas certas

Ao treinar em dias de calor, vista roupas confortáveis, claras e de tecido que facilita a evaporação do suor.

Nada de utilizar agasalhos para transpirar mais e "derreter" mais gordura. No suor você elimina água e sais minerais, não gordura. E se usar recursos para aumentar a transpiração você pode ter um quadro severo de desidratação.

Proteja sua pele

Use filtro solar sempre. Passe o produto  cerca de 30  minutos antes de sair para treinar. Se for se exercitar por um longo período, reaplique o protetor pelo menos a cada duas horas. Uma boa é usar filtros solares específicos para a prática esportiva, que não saem com o suor. Utilize também bonés e óculos escuros para proteger o rosto e os olhos dos raios solares.

Escolha um bom tênis

Use um calçado apropriado para a modalidade escolhida. Lembre-se que ele suportará o peso do seu corpo durante o exercício.

Monitore seu coração

Leve seu frequencímetro e monitore o treino. Saber como anda seu coração é essencial.

Faça um bom aquecimento

O aquecimento antes da prática de qualquer atividade é importante para evitar lesões e melhorar o rendimento. Portanto, realize por 10 a 15 minutos movimentações articulares ou dê um trote leve.

Respeite seus limites 

Nos dias quentes, é absolutamente normal nosso rendimento diminuir. Então, não se preocupe e não fique se cobrando com os melhores resultados.

Cuidado com roubos

É embaraçoso colocar esse ponto, porém é a realidade de diversos locais. Por isso, se for correr na rua, leve o mínimo possível com você: um pouco de dinheiro ou cartão, o relógio e o documento pessoal. Se quiser levar o celular, evite deixá-lo muito visível. Hoje, é possível comprar em lojas de materias esportivos cintos e faixas de tecido para guardar objetos, que ficam "escondidos" embaixo da camiseta.

Caso vá de carro até o local de treino, não deixe a carteira, o celular ou qualquer objeto de valor no veículo.

Cuidado com o trânsito

Se for correr na rua, preste muita atenção com os carros. Não use fones de ouvido, pois eles podem tirar sua concentração e impedir que ouça um automóvel se aproximando. Além disso, obedeça as faixas das ciclovias, faixas de pedestres, semáforos, calçadas etc.

Avalie o local

Antes de começar a se exercitar por aí, avalie a região. É importante observar como está a regularidade do piso, como é o tipo de terreno, o espaço. Conheça o local que vai se exercitar. Assim, você saberá por onde pisa, se terá que tomar algum cuidado e se o lugar é realmente confiável.

Cuidado com a poluição

Essa semana fiz um texto sobre caminhar em regiões poluídas. É de extrema importância prestar atenção nos dias de alerta –que não costumam ser os dias de final de semana –, pois o teor de monóxido de carbono está elevado, reduzindo o transporte de oxigênio para os tecidos e levando à produção diminuída de energia pelos músculos, prejudicando o desempenho.

Contudo, como não estamos livres deste problema mesmo no repouso ou em lugares fechados, isto não pode ser visto como um impedimento à prática ao ar livre. O ideal é nos conscientizarmos no que diz respeito à poluição e introduzirmos na nossa rotina diária formas de prevenção; além de sempre optar por treinar em locais mais arborizados, como parques.

Respeite seu corpo e aproveite os treinos ao ar livre de forma consciente. Eles são uma ótima maneira de fugir da rotina e de obrigações, conhecer novos lugares e fazer um passeio agradável, gastando calorias e fortalecendo os músculos "sem perceber".

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.