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Paola Machado

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Canela, cacau e outros alimentos que controlam a taxa de açúcar no sangue

Paola Machado

27/01/2019 04h00

Crédito: iStock

Estimativas do Ministério da Saúde mostram que, a cada duas pessoas que têm o problema, uma não sabe que sofre de diabetes tipo 2. A doença está crescendo no Brasil e atinge cerca de 4,6 milhões de pessoas.

Se o diabetes não for tratado adequadamente ao longo do tempo, pode gerar complicações na saúde, como problemas na visão, nos rins, amputação de membros, infarto e AVC.

Quando as concentrações de glicose (açúcar) no sangue estiveram acima de 100 e abaixo de 126 em jejum, é o momento de alerta e atenção com seus hábitos alimentares e estilo de vida, para que o quadro não evolua para o diabetes.

Manter um estilo de vida saudável e o peso controlado, com dieta e atividades física, é essencial para evitar o diabetes tipo 2. E alguns alimentos ajudam a evitar picos de açúcar na corrente sanguínea –que se for constante em longo prazo tende a gerar resistência ao hormônio insulina e lavar ao diabetes tipo 2.

Canela

O consumo de 1 g a 6 g de canela por dia pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em até 29%. A canela é uma ótima opção para ser salpicada em frutas, saladas de frutas, iogurtes e preparações culinárias, por exemplo.

Chá-verde

As substâncias do chá-verde, em especial a epigalatocatequina galato, possuem a propriedade de regular os níveis de glicose e proteger as células pancreáticas, que são as responsáveis pela produção de insulina. Os benefícios pelo consumo do chá-verde podem ser adquiridos com quatro a seis xícaras ao dia.

Cereais integrais

Contribuem para melhorar o funcionamento da insulina, favorecendo o aumento da captação de glicose pelas células. A camada externa de  grãos integrais é rica em nutrientes, como magnésio e zinco, que auxiliam no controle do diabetes. As fibras presentes neles ainda contribuem para menor absorção de glicose no intestino.

Cacau

Os flavonoides presentes no cacau possuem efeitos benéficos no controle das taxas de açúcar no sangue, promovendo melhora no funcionamento da insulina. Neste caso, sugere-se o consumo do cacau em pó, sem acréscimo de açúcar.

Yacon

É rica em compostos denominados fruto-oligossacarideos (FOS), que possuem propriedades ótimas, semelhantes às fibras, e ação prebiótica sobre as bactérias intestinais. O consumo de extrato aquoso das folhas de yacon e o chá da raiz podem promover redução da glicemia. Além disso, a batata yacon possui baixo índice glicêmico, o que é uma ótima opção para substituir os carboidratos de elevado índice glicêmico, como pão, macarrão e batata inglesa.

Linhaça

O consumo de duas colheres de sopa de linhaça moída ao dia pode reduzir as concentrações de insulina no sangue. A linhaça pode ser usada em combinação com vários alimentos e preparações, como saladas, no arroz, feijão, em sopas, sucos, iogurtes, frutas e saladas de frutas. A inclusão de linhaça moída em produtos de panificação também pode promover benefícios na redução da resistência insulínica (pré-diabetes), desde que seja consumida cerca de 40 gramas da linhaça. As gorduras insaturadas presentes na linhaça também contribuem para reduzir as complicações do diabetes.

Frutas cítricas

As frutas cítricas, principalmente laranja e tangerina, possuem compostos fenólicos que atuam aumentando a ação da insulina e reduzindo estados de hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue). Além disso, estes compostos reduzem as substâncias inflamatórias no organismo que prejudicam o controle das taxas de glicose pelo organismo.

Oleaginosas

O consumo de nozes e castanhas pode reduzir os riscos de desenvolvimento do diabetes tipo 2, independentemente de outros fatores. Esses benefícios são provenientes de sua composição nutricional rica em gorduras mono e poli-insaturadas, vitaminas com ação antioxidantes e por apresentarem baixo índice glicêmico e compostos bioativos.

Feno-grego

Atua como uma fibra solúvel. Tem a capacidade de reduzir a absorção de glicose pelo intestino e melhorar a sensibilidade da insulina. Pode ser adquirido em lojas de produtos naturais e em feiras. As sementes do feno-grego podem ser utilizadas moídas e diluídas em bebidas ou por meio de infusão, chás e cápsulas. Cerca de 1 g do extrato da semente de feno-grego demonstrou efeitos positivos em pacientes com diabetes tipo 2, reduzindo os níveis de glicose e insulina no sangue. Para fazer o chá, utilize cerca de 250 ml de água para 1 colher de sobremesa de feno-grego.

Referências:
– Costa NMB e Rosa COB. Alimentos funcionais: componentes bioativos e efeitos fisiológicos. Rio de Janeiro, 2011.
– Ministério da Saúde. Plano de reorganização da atenção à Hipertensão arterial e ao diabetes mellitus.
– Naves A. Modulação hormonal. São Paulo, 2010.
– SchmidtI MI et al. Prevalência de diabetes e hipertensão no Brasil baseada em inquérito de morbidade auto-referida, Brasil, 2006. Rev Saúde Pública 2009;43(Supl 2):74-82.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.