menu

Topo
Paola Machado

Paola Machado

Categorias

Histórico

Alimente-se bem para não faltar energia no Carnaval

Paola Machado

2001-03-20T19:04:00

01/03/2019 04h00

Crédito: iStock

O Carnaval está aí e com ele muitos foliões se preparando para aproveitar o feriadão. E para  ter pique para todos os dias de festa, uma alimentação equilibrada é essencial.

É fundamental que você se alimente com frequência e não passe muito tempo sem comer. Afinal, são os alimentos que fornecem a energia necessária ao nosso organismo. Assim, você vai se sentir disposto nas horas de folia.

Dicas gerais

  • No café da manhã, faça uma refeição reforçada e saudável, que contenha frutas, pães integrais ou granola, leites e derivados.
  • No almoço e no jantar, garanta o consumo de verduras e legumes, pois são alimentos de fácil digestão, fontes de fibras, vitaminas e minerais.
  • Faça refeições leves à base de carboidratos integrais –pães integrais, granola, arroz integral.
  • Evite refeições pesadas, frituras e comidas gordurosas no almoço e no jantar, pois geralmente podem causar desconforto abdominal e gerar indisposição, o que prejudica o folião que planejou seguir o trio elétrico ou desfilar na avenida.
  • Caso fique muito tempo fora de casa, não deixe de se alimentar. Barrinha de castanhas e frutas são opções fáceis de serem transportadas na bolsa. Escolha as frutas mais firmes que não são amassadas facilmente, como maçã, ameixa, pera, nectarina etc.
  • Beba bastante líquidos ao longo do dia: água, água de coco e sucos naturais auxiliam na hidratação. Se ficar exposto ao sol, redobre a atenção quanto a esta dica. Afinal, no verão e no carnaval transpiramos mais, e essa combinação aumenta riscos de desidratação.
  • Se consumir bebidas alcoólicas, não deixe de ingerir outros líquidos também (como água, água de coco e suco natural) e consumir alimentos, a fim de evitar que a ressaca te pegue e comprometa os próximos dias de carnaval.
  • O açaí é um alimento interessante para ser consumido nesta época do ano. Por apresentar elevado valor energético, fornece energia aos foliões e repõem as energias perdidas. Mas atenção: o açaí por si só já é considerado um alimento hipercalórico, portanto prefira consumí-lo com frutas. Evite a adição de doces, chocolates, leite condensando e demais carboidratos refinados. Não se esqueça que a ingestão excessiva desse alimento pode favorecer o aumento de peso.
  • Na quarta-feira após o carnaval, retome a sua alimentação habitual. Consuma alimentos leves no almoço e no jantar, consuma peixes, carnes magras grelhadas, assadas ou cozidas, frango sem pele. Consuma um prato de salada com bastante variedade e bem colorido. Isso irá contribuir com a ingestão de micronutrientes importantes para o bom funcionamento do metabolismo.

Dicas de higiene

Preste atenção com a comida de rua, principalmente se pretende Curtir o carnaval em praias e cidades que ainda não conhece.

Quando vamos a um lugar culturalmente diferente do nosso, temos o ímpeto de querer comer tudo que a nova cidade pode oferecer de diferente. Porém, alimentos sem a qualidade higiênico-sanitária adequada podem levar a problemas intestinais e acabar com seu Carnaval. Observe atentamente o manipulador de alimentos, suas condutas e o local em que ele trabalha. Aqui vão algumas dicas:

  • Veja se o manipulador lava as mãos com frequência e não fica falando, cantando ou assoviando enquanto manipula o alimento.
  • A pessoa que prepara alimentos não deve ser a mesma que recebe o dinheiro, pois o contato com dinheiro pode levar à contaminação do alimento.
  • Veja se o alimento, antes de preparado, estava sob refrigeração, principalmente as carnes e alimentos com carnes (como coxinhas, recheios de pastel, porções etc.).
  • Observe os arredores do local de venda de alimentos. Se há muita sujeira por fora, possivelmente há muita sujeira dentro do local.
  • Água de coco é muito boa para hidratação, porém, observe se o coco vem limpo e as condições de higiene do local, pois este alimento pode também veicular micro-organismos.
  • Lanches naturais geralmente possuem maionese, alimento altamente perecível. Caso o sanduíche não esteja sob refrigeração, não consuma.

O Carnaval é uma época de diversão, porém fique atento para não acabar com ele e "chegar" na quarta-feira de cinzas antes da hora. Lembrem-se sempre de não abusar no consumo de bebidas alcóolicas. Também durma adequadamente, pois o sono é essencial para que possa aproveitar o Carnaval e manter o bom humor.

*Colaboração da nutricionista Dra. Deborah Masquio (UNIFESP)

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.