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Paola Machado

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Tem problema malhar de boné? E maquiada? Como limpar o rosto após o treino?

Paola Machado

2023-03-20T19:04:00

23/03/2019 04h00

Crédito: iStock

Sempre surgem algumas dúvidas do que pode e o que não pode na hora de malhar. Quando pensamos na nossa pele e cabelos, devemos tomar alguns cuidados. Por isso, a seguir respondo algumas perguntas frequentes.

Tem problema malhar de maquiagem?

As maquiagens comuns não são ideais para a prática de atividades físicas, pois não permitem que a pele respire adequadamente, o que pode facilitar o aparecimento de alergias. Use o básico necessário, como um protetor com cor, ou procure junto ao seu dermatologista maquiagens específicas. Elas permitem que a pele respire adequadamente, além de ter efeito bactericida. Ao terminar a prática de exercícios físicos, higienize o rosto corretamente com seu sabonete de costume.

Como higienizar a pele do rosto antes e após a malhação?

Antes da malhação não há segredo nenhum, somente higienizar a pele para remover maquiagem em excesso para deixar a pele transpirar, evitando assim o desenvolvimento de dermatites. Ao terminar o exercício, higienize bem com seu sabonete de costume, aplique água termal ou água mineral e proceda com seus cremes habituais.

Posso malhar de boné?

Não é o ideal. O boné não permite que as glândulas sudoríparas eliminem seu conteúdo livremente e o bloqueio dessa saída pode gerar o aparecimento de um quadro de foliculite. Fora isso, o suor em contato com a pele do couro cabeludo por um tempo prolongado propicia uma maior proliferação de fungos e bactérias, aumentando o risco de um quadro de dermatite seborreica, a famosa caspa.

Eu transpiro muito no couro cabeludo, posso usar shampoo a seco para não lavar os cabelos todos os dias após malhar?

A transpiração é basicamente cloreto de sódio, que promove o ressecamento da fibra capilar. Então, o ideal é que os cabelos sejam lavados após esse excesso de transpiração aconteça.

Utilizar o shampoo a seco ou talco no couro cabeludo pode ser um recurso para lançarmos mão eventualmente, na correria do dia a dia, mas não frequentemente. Os ativos dos shampoos a seco, assim como o talco, absorvem a gordura do couro cabeludo, mas não higienizam nem o couro nem os fios, por isso seu uso frequente não é recomendado para a saúde do seu cabelo.

Percebi meus fios mais quebradiços depois da malhação, o que pode ter acontecido?

A tração constante dos fios sempre de uma mesma maneira, ou seja, sempre um mesmo coque, um mesmo rabo de cavalo, com uma tração muito intensa, pode tornar os fios mais quebradiços.

Isso pode se tornar ainda pior se a atividade física for externa, pela ação da radiação, do vento e da poluição. Evite prender os fios com muita força e sempre da mesma maneira. Aplique um leave-in antes de sair para a rua correr ou se exercitar. Ao lavar os cabelos, borrife um pouco de água termal ou água mineral para finalizar. Hidratações mensais no salão, sem excesso de cauterizações, também ajudam.

*Colaboração da médica dermatologista Dra. Camila Ciarleglio

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.