Topo

Paola Machado

Alimentos funcionais: o que são e quais benefícios?

Paola Machado

02/04/2019 04h00

Crédito: iStock

Você já se perguntou o que são esses tais de alimentos funcionais que tanto falam? Nada mais são que alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de exercerem as suas funções nutricionais básicas de ofertar nutrientes.

Os efeitos dos alimentos funcionais estão relacionados ao papel metabólico ou fisiológico que um nutriente ou substância bioativa tem no crescimento, desenvolvimento e na manutenção de funções do organismo. Desta forma, desempenham papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas.

Para serem considerados funcionais, os alimentos funcionais devem apresentar as seguintes características:

  1. Ser alimentos convencionais e consumidos na dieta normal/usual.
  2. Ter componentes naturais, algumas vezes, em elevada concentração.
  3. Ter efeitos positivos além do valor básico nutritivo, que podem aumentar o bem-estar e a saúde e/ou reduzir o risco de ocorrência de doenças, promovendo benefícios à saúde além de aumentar a qualidade de vida, incluindo desempenhos físico, psicológico e comportamental.
  4. A alegação da propriedade funcional deve ter embasamento científico.

Qual componente torna um alimento funcional?

Os alimentos apresentam diversos componentes, entretanto, são os compostos bioativos que agregam ao alimento sua capacidade funcional. Os compostos bioativos são substâncias que possuem ação antioxidante e/ou anti-inflamatória. Eles são encontrados em diferentes alimentos in natura, como sementes, cereais, vegetais, frutos, folhas, raízes, especiarias e ervas. São os grandes responsáveis pela coloração dos alimentos. Confira alguns desses compostos:

  • Alimentos de cor vermelha Contêm uma substância chamada licopeno, que possui potente ação antioxidante, anti-inflamatória e um efeito na prevenção de câncer. O licopeno também auxilia na redução do risco de hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.
  • Alimentos de coloração laranja São fontes de carotenóides, dentre os quais o betacaroteno, o qual possui importante ação antioxidante, efeitos benéficos na saúde dos olhos e da visão, no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção de câncer e doenças cardiovasculares.
  • Alimentos de coloração roxa Contêm  antocianinas e resveratrol, os quais, além antioxidantes, auxiliam no controle da glicemia, melhora da resistência à insulina e promovem ação protetora no sistema nervoso central.
  • Alimentos verde-escuros Brócolis, couve-manteiga, espinafre, couve-de-Bruxelas, agrião e rúcula contêm substâncias  denominadas de isotiocianatos. Esses compostos são capazes de auxiliar no processo de detoxificação e na prevenção de câncer.

Quais os alimentos são considerados funcionais?

Os compostos bioativos descritos anteriormente apresentam diversos benefícios e estão presentes em uma grande variedade de alimentos naturais. Assim, vários alimentos possuem potencial para serem considerados funcionais, entretanto, a Anvisa reconhece os alimentos da tabela abaixo como funcionais.

Conclusão

Para que os alimentos funcionais exerçam seus efeitos, é necessário que o consumo destes seja frequente. Além disso, é importante esclarecer que os efeitos só serão obtidos quando associados a uma dieta equilibrada.

Para se obter benefícios a partir do consumo de alimentos funcionais, a dica principal é focar no maior consumo de vegetais, frutas e cereais integrais, já que grande parte dos componentes ativos se encontra nesses alimentos. Outra dica é substituir as fontes proteicas, em especial ultraprocessadas (embutidos, salsicha, salame, linguiça etc.) por soja e derivados (especialmente carne de soja e isolados protéicos de soja) ou peixes ricos em ômega 3.

*Colaboração da nutricionista e pesquisadora Dra. Deborah Masquio

Referências:
– Alkhatib A, Tsang C, Tiss A, Bahorun T, Arefanian H, Barake R, Khadir A, Tuomilehto J. Functional Foods and Lifestyle Approaches for Diabetes Prevention and Management. Nutrients. 2017 Dec 1;9(12). pii: E1310.
– Acker BW, Cash BD. Medicinal Foods for Functional GI Disorders. Curr Gastroenterol Rep. 2017 Nov 13;19(12):62.
– Granado-Lorencio F, Hernández-Alvarez E. Functional Foods and Health Effects: A Nutritional Biochemistry Perspective. Curr Med Chem. 2016;23(26):2929-2957.
– Serafini M, Peluso I. Functional Foods for Health: The Interrelated Antioxidant and Anti-Inflammatory Role of Fruits, Vegetables, Herbs, Spices and Cocoa in Humans. Curr Pharm Des. 2016;22(44):6701-6715.
– Resolução 23/2000 – Dispõe sobre O Manual de Procedimentos Básicos para Registro e Dispensa da Obrigatoriedade de Registro de Produtos Pertinentes à Área de Alimentos – http://e-legis.anvisa.gov.br/leisref/public/showAct.php?id=22680&word=
– Resolução 18 / 99 – Aprova o Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes básicas para análise e comprovação de propriedades funcionais e ou de saúde alegadas em rotulagem de alimentos – http://e-legis.anvisa.gov.br/leisref/public/showAct.php?id=109
– Resolução 19/ 99 – Aprova o Regulamento Técnico de procedimentos para registro de alimento com alegação de propriedades funcionais e ou de saúde em sua rotulagem. – http://e-legis.anvisa.gov.br/leisref/public/showAct.php?id=110
– Decreto-lei 986 / 66 – Institui normas básicas sobre alimentos. – http://e-legis.anvisa.gov.br/leisref/public/showAct.php?id=16613&word=
– Biblioteca Virtual em Saúde. Alimentos funcionais. Disponivel em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/220_alimentos_funcionais.html

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.