Carioca perdeu 4 kg em 20 dias; veja táticas que ele usou para emagrecer
A cada quinze dias vou passar aqui para fazer um relato da evolução do senhor Marvio, o humorista Carioca, meu marido.
Nunca me senti tão representada com a frase: "Em casa de ferreiro o espeto é de pau". Os dias estão sendo bem intensos para manter Marvio focado no treino e na dieta, porém, os resultados são exemplares.
Em três semanas de tratamento na Clínica 12 Semanas já se foram 4 kg –ele começou o projeto com 100,5 kg e agora está com 96,5 kg. Ainda não sabemos quanto perdeu de percentual de gordura corporal, pois a avaliação de bioimpedância será feita na próxima semana.
Mas nesses quase 20 dias temos muitas conquistas, e vou compartilhar com vocês como Marvio conseguiu emagrecer.
Cortar o ímpeto da fome
Sempre abordo esse tema aqui na minha coluna e vivo constantemente com ele no meu dia a dia. Falo que o grande problema das pessoas no estilo de vida é estar de cara o tempo todo com a alimentação. Uma das estratégias que está dando muito certo com Marvio é comer um grande prato de salada antes de qualquer refeição; com várias folhas, tomate, cenoura ralada, pepino e com temperos na medida certa, pouco sal, pimenta-do-reino, um fio de azeite e um pouco de vinagre. Isso faz com que, quando chegue na refeição principal, ele se sinta mais saciado e não "coma com os olhos".
Ter sempre opções saudáveis em mãos
Esse é um grande coringa, pois evita que ele escolha sem pensar alimentos calóricos ou coma qualquer alimento na rua. Por isso, Marvio sai de casa com uma "lancheira" saudável, com oleaginosas, damascos, ameixas secas, uvas-passas e alguma fruta fresca. Sei que é um saco comer tudo isso quando na verdade você quer um pão de queijo da padaria. Mas, em um primeiro momento, você achará chato, depois, ficará orgulhoso da sua escolha.
Ter o horário de treino como um compromisso
Ele não gosta de treinar, por isso, determinamos colocar o treino como um compromisso inadiável. A agenda dele nos horários do treino está "travada", independentemente de outros compromissos, pois o exercício é um compromisso com ele mesmo. Marvio faz treinos resistidos (musculação) quatro vezes na semana, sendo que em dois dias segue um protocolo intervalado de alta intensidade (HIIT).
Observar os outros
Sempre, em determinado momento do tratamento, peço para meus pacientes observarem uma pessoa com quem convivem, anotando o que acham que ela faz de errado e o que faz certo.
Esse é um processo educativo de estilo de vida, pois consigo entender o que é apropriado ou não para emagrecer na visão do paciente –e muitas vezes as pessoas estão muito equivocadas na sua visão de estilo de vida. Marvio já está notando a rapidez que as pessoas comem, a falta de atenção, o quanto as pessoas comem. Isso já é um grande ponto na nossa mudança.
Desafios acumulativos
Cada semana ele tem um desafio que vai se acumulando, semana após semana. Na primeira, tinha que enviar todas as fotos de todos os pratos que comia, para conversarmos sobre o certo ou errado; isso o ajudou a entender e melhorar cada dia mais.
Na segunda semana, somado a esse desafio da primeira, combinamos de usar escadas em qualquer lugar que ele fosse, independentemente do número de andares.
Na terceira semana, somados a estes desafio, Marvio tem como meta cumprir um tempo mínimo para fazer cada refeição; já que consumia os alimentos extremamente rápido — em no máximo 10 minutos.
- Café da manhã 20 minutos
- Lanche da manhã 15 minutos
- Almoço 30 minutos
- Lanche da tarde 15 minutos
- Jantar 40 minutos
- Ceia 15 minutos
Reparem que com os tempos prolongados, principalmente no jantar, conseguimos controlar a compulsão alimentar noturna que ele tinha com frequência.
O resultado em 3 semanas de tratamento
É inacreditável o que mudou em três semanas. Mas tudo é mérito dele e da equipe da Clínica 12 Semanas, que está realizando o trabalho com maestria.
É claro que muito ainda temos que evoluir, mas com três semanas já tivemos um belo progresso, imagine com 12 semanas?
*Agradecimentos clínica 12 semanas, nutricionista comportamental Dra. Samantha Rhein, profissional de educação física Dr. Leandro Fernandes, médico neurologista e termografista Dr. Leonardo Lo Duca.