Topo
Paola Machado

Paola Machado

Categorias

Histórico

Vai aproveitar a promoção de ovos pós-Páscoa? Saiba escolher uma boa opção

Paola Machado

2021-04-20T19:04:00

21/04/2019 04h00

Crédito: iStock

Hoje e nos próximos dias, as prateleiras de muitos supermercados estarão repletas de ovos de chocolate com sabor e preços "irresistíveis".

Se você vai aproveitar as promoções que algumas lojas fazem para acabar com o estoque dos produtos de Páscoa, lembre-se que os chocolates são ricos em açúcar e gordura, e em excesso podem levar ao aumento de peso. Assim, trouxe algumas dicas para você escolher as melhores opções e consumir o doce com sabedoria.

  • Escolha os chocolates com maior porcentagem de cacau –de 50% a 85% –, que tendem a ser mais saudáveis do que os chocolates ao leite ou branco. O cacau contém polifenóis que apresentam ação antioxidante, contribuindo com benefícios para a saúde. Geralmente, os chocolates com maior concentração de cacau são os chocolates amargos.
  • Evite os chocolates trufados e recheados, pois estes apresentam maiores quantidades de calorias, que podem fazer toda a diferença na balança. Prefira os chocolates mais simples e sem recheio.
  • Para as pessoas que seguem dietas isentas de lactose e glúten, existem no mercado disponibilidade de ovos de chocolate sem lactose e sem glúten, e com várias  porcentagens de cacau. Opte pelo produto com maior porcentagem de cacau!
  • Leia a lista de ingredientes e a tabela nutricional, e escolha as opções menos calóricas, com menor quantidade de açúcar e gordura.
  • Não coma um ovo de Páscoa inteiro em um dia. Ao abri-lo, partilhe com os amigos e familiares, e tente limitar o consumo a uma porção de cerca de 25 gramas ao dia. Exercite o autocontrole para que possa degustar pequenas porções mais vezes ao longo da dieta.
  • Chocolates diet nem sempre são as melhores opções para quem busca controle de peso. Isso porque alimentos diet apresentam redução de um nutriente, geralmente o açúcar (sendo neste caso destinado para pessoas que possuem diabetes). E no lugar do açúcar pode haver acréscimo de uma quantidade maior de gordura, o que, inclusive, tende a refletir em um valor calórico igual ou maior que a versão do chocolate tradicional.
  • Antes de abrir o ovo da Páscoa, consuma uma fruta fonte de fibra solúvel, como maçã, laranja, pêra e banana. Este tipo de fibra auxilia na redução da carga glicêmica da refeição e na redução da absorção dos carboidratos e gorduras que serão consumidos no chocolate.
  • Se você tem filhos ou crianças em casa, evite deixar o ovo de Páscoa inteiro ao alcance da criança. Ofereça apenas porções determinadas a fim de evitar o exagero alimentar.

A melhor opção para a boa forma é comer com equilíbrio o ano inteiro, escolher alimentos saudáveis para o dia a dia e fazer exercícios físicos regularmente.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.