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Paola Machado

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Aveia ajuda a reduzir o colesterol e melhora funcionamento do intestino

Paola Machado

2023-04-20T19:04:00

23/04/2019 04h00

Crédito: iStock

A aveia é uma importante fonte de carboidratos na alimentação do brasileiro. O cereal é reconhecido como um alimento funcional, estando associado a diversos benefícios para a saúde, principalmente pelo seu elevado teor de uma fibra chama beta-glucana.

Quais os benefícios da aveia?

– Controle do colesterol A Anvisa reconhece que a fibra presente na aveia, denominada de beta-glucana, auxilia na redução da absorção do colesterol no intestino e, consequentemente, do sanguíneo. Esta alegação pode ser utilizada desde que a porção do produto pronto para consumo forneça no mínimo 3 g de beta-glucana, se o alimento for sólido; ou 1,5 g se o alimento for líquido. Um estudo de revisão sistemático demonstrou que o consumo de 3,5 g ao dia de beta-glucana de aveia diminuiu significativamente o colesterol LDL em 19%.

– Controle da resposta glicêmica Estudo clínico revelou que a oferta de 27 gramas de aveia antes de uma refeição pode alterar a resposta glicêmica do organismo. Neste estudo, verificou-se que cada grama de bera-glucana da aveia reduziu em 4,35% a resposta da glicemia e promoveu 6,57% de redução no pico glicêmico. Quando associada a mudanças nos hábitos alimentares, o consumo de 40 gramas de aveia por dia, durante 90 dias, apresentou efeito na redução da glicemia de jejum e no índice de resistência à insulina. Este controle torna-se extremamente relevante em indivíduos com excesso de peso e pré-diabéticos.

– Aumento da saciedade Estudo demonstrou que o consumo de aveia no café da manhã aumentou a saciedade e reduziu a ingestão alimentar na refeição seguinte. A beta-glucana presente na aveia apresenta maior peso molecular, maior capacidade de hidratação ao interagir com a água e confere maior viscosidade quando presente no trato gastrointestinal, comparada aos outros cereais, o que confere seus benefícios metabólicos após sua ingestão.

– Funcionamento intestinal Estudo clínico demonstrou que o consumo de 102 gramas de aveia por dia, durante 14 dias, promoveu aumento do volume fecal e a excreção fecal de energia em 37%, embora não se tenha impacto em mudanças no peso corporal. O consumo de fibras de modo geral promove benefícios no funcionamento intestinal quando associado à ingestão de água. Recente estudo in vitro ainda revelou que o consumo de aveia aumentou a proliferação de bifidobacterias presentes na microbiota intestinal, o que se torna relevante em se tratando de modulação intestinal.

Teor de fibras dos diferentes tipos de Aveia

O teor de fibras e de beta-glucana varia de acordo com o tipo de aveia. Na tabela abaixo, verifica-se o teor de fibras e, especificamente, de beta-glucana de acordo com os diferentes tipos de processamento da aveia.

O farelo de aveia é o alimento que apresenta maior teor de fibras, enquanto a farinha apresenta menor quantidade. Por isso a dica é que se você deseja obter os benefícios provenientes do consumo da aveia, opte pelo farelo.

Como inserir a aveia na alimentação?

  • Café da manhã Combinada com frutas e iogurte; ou utilizada no preparo de cookies, bolos e pães.
  • Lanche da manhã e da tarde Combinada com frutas e iogurte.
  • Antes do almoço e do jantar Diluída em água.

Colaboração Deborah Masquio

Referências:
Van den Abbeele P, Kamil A, Fleige L, Chung Y, De Chavez P, Marzorati M. Different Oat Ingredients Stimulate Specific Microbial Metabolites in the Gut Microbiome of Three Human Individuals in Vitro. ACS Omega. 2018 Oct 31;3(10):12446-12456.
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Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.