Este chá de gengibre vai garantir mais ânimo e disposição para treinar

Crédito: iStock
Está com preguiça de treinar? Vive Arranjando desculpas para não "mexer o corpo"? O que acha de inserir no seu cardápio um alimento que turbina o ânimo e aumenta a disposição geral?
Calma, não fique achando que encontramos a fórmula mágica, saiba que você é o seu grande aliado nas escolhas dos seus alimentos e na ingestão correta deles. Mas boas escolhas podem ajudar.
Um mocinho nessa história chama-se gengibre. Seu efeito terapêutico ocorre devido à presença do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona. O alimento foi reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) devido aos seus benefícios sobre o sistema digestivo, melhorando sintomas como enjoos e náuseas.
Você que é praticante de atividade física com certeza já ouviu falar sobre o efeito termogênico que o gengibre possui. Porém, ele não se limita somente a esse benefício. Também tem ação bactericida; melhora a circulação sanguínea; previne coágulos; possui ação anti-inflamatória, antioxidante, estimulante e antidepressiva. Ainda é indicado para enxaqueca e gripes.
E então, se animou para fazer uma receita com gengibre para ter mais disposição? Você pode tomar este chá cerca de uma hora antes do treino; pela amanhã ou até mesmo junto com as refeições. Só evite a bebida depois do lanche da tarde, pois ela pode prejudicar seu sono. E não precisa ser os 500 ml de uma vez. Pode ser aos poucos ao longo do dia.
Chá de gengibre
Ingredientes
- 5 rodelas médias de gengibre
- 1/2 unidade de limão
- 500 ml de água filtrada
- 1 unidade de canela em pau
- 5 cravos-da-índia
- 1 pitada de noz moscada
Esprema o suco do limão e coloque-o junto com o gengibre em uma panela. Acrescente a água, a canela e o cravo e leve para ferver. Quando a bebida começar a ferver, também a panela, diminua o fogo e aguarde de 8 a 10 minutos. Acrescente a noz moscada, desligue o fogo e espere o chá esfriar um pouco antes de beber.
Aprecie com moderação
Tenha cautela quanto ao consumo dos alimentos. Nada em exagero faz bem à saúde, inclusive os alimentos saudáveis. Não é para beber baldes de preparações com gengibre, faça sua parte na queima de calorias e renovação das energias.
Não consuma o chá se estiver com febre, inflamação na pele, úlceras, pedra na vesícula. Em caso de problemas circulatórios e gravidez, procure um médico para saber se pode ingerir a bebida.
O gengibre pode ser acrescentado em sucos e saladas; você conhece alguma receita para compartilhar conosco?
*Colaboração da nutricionista clínica Dra. Lívia Tissot (UNIFESP)