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Paola Machado

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Por que a dor muscular aumenta no frio? Como reduzir incômodos no treino?

Paola Machado

06/08/2019 04h00

Crédito: iStock

A temperatura baixou e um movimento mais intenso já pode ser observado nas clínicas de fisioterapia e consultórios médicos. As pessoas passam a se queixar mais de desconfortos e procuram por tratamento. No frio, as pessoas tendem a ficar mais tensionadas e em postura "encolhida", a preguiça de sair de casa fica maior na mesma medida que a frequência daquela promessa de fazer exercícios diminui.

"Aqui na clínica aumentou o número de novos pacientes se queixando de dores no corpo. E os que já estavam em tratamento passaram a relatar a piora da evolução do quadro de dor", relata a fisioterapeuta pela Unifesp Juliana Satake.

Coincidência? Definitivamente, não. Ela explica que com as baixas temperaturas sabiamente o corpo humano realiza a contração de forma involuntária da musculatura e dos vasos sanguíneos para garantir o aquecimento adequado. Além disso, alguns pesquisadores sugerem que no frio há a alteração das propriedades físicas de líquidos responsáveis pela função e manutenção de movimentos.

Você irá se identificar com algumas das frases mais ouvidas no consultório. Qual seu caso?

  1. "Estava muito frio durante o jogo, levei uma paulistinha e a dor dessa vez foi muito pior" Uma pancada em uma musculatura contraída pode levar a uma lesão mais extensa do que se a musculatura estivesse relaxada. Além disso, há teorias que relatam que a sensibilidade de terminações nervosas de dor fica maior.
  2. "Na musculação, movimentos que eu estava acostumado a fazer começaram a doer" No frio, já estamos contraídos naturalmente o que pode gerar mais fadiga. Além disso, alguns estudos relatam também alteração das características do líquido intramuscular, o que não permite a mesma qualidade de deslizamento de fibras para gerar a contração. A fisioterapeuta orienta que temos que nos atentar ainda mais ao realizar os movimentos, se já estamos contraídos sem colocar carga, ao colocarmos carga extra as pessoas tendem a "compensar" os movimentos e realizá-los de forma que prejudiquem a postura.
  3. "Meu joelho dói no inverno ou quando a temperatura muda" O líquido responsável por lubrificar a articulação fica mais denso com o esfriamento do corpo, o que pode prejudicar movimentos e provocar mais incômodo. Mas ainda não há um consenso científico a respeito. A dor na maioria dos casos se relaciona com a contração da musculatura e dos vasos sanguíneos e com o aumento da sensibilidade. A inatividade física também é apontada como uma vilã nessa estação.
  4. "Fico com preguiça e me sinto deprimida no frio. Não faço exercícios porque me sinto desmotivado" Alguns estudos se dedicam a investigar o impacto do frio e das estações no aspecto emocional. O que se sabe é que a atividade física por ser um regulador hormonal e de neurotransmissores pode trazer equilíbrio físico e, principalmente, emocional.

Dicas para diminuir a dor na estação mais fria do ano

  • O uso de roupas adequadas para treinar A perda de calor diminui a oferta de oxigênio para os tecidos, dificultando a agilidade e a potência da musculatura. Fique atento com as extremidades como as mãos, os pés e a cabeça, que precisam de aquecimento extra.
  • Adeus, sedentarismo Um programa de atividades físicas específicas quando o tempo estiver frio otimiza a irrigação sanguínea, além de aumentar a mobilidade. O ideal é procurar atividades que mobilizem as articulações. Caso sinta dor em uma região do joelho, foque em exercícios que trabalhem os músculos próximos da articulação afetada, sem impactos.
  • Fisioterapia e laserterapia Além dos exercícios específicos de fisioterapia, o tratamento com o auxílio da tecnologia se mostra eficaz para tratar as dores e lesões com mais eficiência. Há o aumento do metabolismo diretamente na pele e no ponto doloroso onde as terminações nervosas ficam mais sensíveis.
  • É importante não confundir a dor e a rigidez muscular com a dor de inflamação da articulação ou de uma lesão Nesses casos, o mais indicado é procurar orientação médica. Não há ainda um consenso de que a inflamação se intensifique ou de que a lubrificação das articulações seja prejudicada, mas os estudos apontam que a percepção individual ao frio pode impactar de forma diferente cada um de nós.

    *Colaboração da fisioterapeuta Doutora em Ciências da Saúde, Dra. Renata Luri .

Referências:
– The Influence of Weather Conditions on Joint Pain in Older People with Osteoarthritis: Results from the European Project on OSteoArthritis.J Rheumatol. 2015 Oct;42(10):1885-92. doi: 10.3899/jrheum.141594. Epub 2015 Sep 1.
– The Influence of Weather Conditions on Outdoor Physical Activity Among Older People With and Without Osteoarthritis in 6 European Countries. Phys Act Health. 2016 Dec;13(12):1385-1395. doi: 10.1123/jpah.2016-0040. Epub 2016 Aug 24.
– Does rheumatoid arthritis disease activity correlate with weather conditions? Rheumatol Int. 2015 May;35(5):887-90. doi: 10.1007/s00296-014-3161-5. Epub 2014 Oct 24.
– Does rain really cause pain? A systematic review of the associations between weather factors and severity of pain in people with rheumatoid arthritis.Eur J Pain. 2011 Jan;15(1):5-10. doi: 10.1016/j.ejpain.2010.05.003. Epub 2010 May 31. Review.
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– https://www.reumatologia.org.br
– The effects of weather on pain, comfort and efficiency. JAMA. 2015 Feb 24;313(8):861. doi: 10.1001/jama.2014.11604.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.