Beterraba amarela existe e é muito nutritiva; veja seus benefícios

Crédito: iStock
A beterraba possui uma variedade de cores e, consequentemente, de compostos bioativos, nutrientes e benefícios. Tudo isso sem contar a baixa caloria (100 gramas do alimento possuem aproximadamente 33 calorias – a unidade pesa em média 120 gramas).
Das suas variedades, chamamos atenção para a beterraba amarela, espécie de produtividade promissora, recém-chegada à mesa do brasileiro, com polpa amarela, sabor adocicado e muito agradável, com inúmeras utilizações culinárias e propriedades nutricionais.
Pode ser aproveitada de forma integral (folhas, talos, casca e polpa), e utilizada como salada (crua), guarnições (refogada, na forma de tortas, suflês), acompanhando pratos principais, na forma de sucos ou ainda como sobremesas (se quiser ousar), preparando uma compota; vale a pena pensar ainda em sua utilização para fazer um caldo junto com carnes, por exemplo.
Todas estas são as aplicações culinárias deste alimento que torna os nossos pratos mais coloridos e palatáveis, lembrando que começamos uma refeição "comendo com os olhos".
Além dos aspectos culinários, as questões nutricionais merecem atenção especial; dê uma olhadinha nos nutrientes que estão presentes na beterraba amarela e todos os seus benefícios:
- Fitosterois Compostos que reduzem a absorção do colesterol (efeito hipolipemiante), tendo como consequência a diminuição no risco de doenças cardiovasculares ou ainda o seu controle.
- Carotenoides, licopeno Pigmentos naturais que fornecem a coloração amarela, alaranjada ou avermelhada aos alimentos; substâncias com função antioxidante, favorecem a regeneração celular e o rejuvenescimento da pele, além de combater os efeitos nocivos dos radicais livres. Inúmeros são os seus efeitos positivos, porém, para melhorarmos a sua atividade, deve ser adicionado algum tipo de óleo durante o preparo ou consumo (azeite).
- Betaxantina Importante antioxidante que também contribui com a redução de risco cardiovascular. A perda de coloração característica do alimento pode estar associada com a redução na atividade de seu princípio ativo, no caso a betaxantina. Desempenha ainda função antimutagênica e anticarcinogênica, principalmente para tumores de pele e fígado.
- Vitamina C Outro nutriente com ação antioxidante, além de contribuir com a síntese de colágeno. A vitamina C (ácido ascórbico) tem efeito importante ainda como fator "antianêmico", já que auxilia na absorção do ferro dietético de origem vegetal (presente em vegetais verde-escuros e nas leguminosas como feijão).
- Vitaminas do complexo B São múltiplas as vitaminas do complexo B presentes neste alimento, bem como as funções que elas desempenham; a maioria destes nutrientes auxiliam no crescimento e regeneração de tecidos, regulação de geração de energia e manutenção da sensação de fome e saciedade no sistema nervoso central.
- Potássio Nutriente de grande importância para a função cardíaca, além de ser bastante necessária na contração do músculo esquelético, portanto no exercício físico.
- Zinco Participa do processo de crescimento, desempenha ação antioxidante, modula a percepção do paladar e contribui com uma boa imunidade.
- Ferro de origem vegetal Responsável pela formação de células vermelhas, combate a anemia e está relacionado à cognição (atenção, rendimento e aprendizagem, principalmente na infância, adolescência, gestação e lactação).
- Fibra alimentar Nutriente de grande importância para "despertar" a sensação de saciedade durante a refeição, sem contar a sua contribuição na redução da absorção de gorduras e açúcares da dieta; as fibras alimentares também favorecem a manutenção da flora intestinal e a função intestinal.
- Ácido fólico Nutriente que atua na produção e reparação de material genético, crescimento celular, produção de novas proteínas e formação de glóbulos vermelhos (hemácias), além disto é importante para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso.
Temos ainda uma dica ótima, ao utilizar as folhas da beterraba amarela para o preparo de sucos, você deverá fazer uma breve cocção, isto porque nestas partes temos um nutriente chamado ácido oxálico, que reduz a absorção de grande parte dos nutrientes descritos anteriormente. Este procedimento culinário irá neutralizar o efeito negativo deste ácido, dando condição de aproveitar de forma mais integral todos os benefícios deste saboroso alimento.
Viu só? São muitos os benefícios que a beterraba amarela pode te oferecer, mas todos eles só serão desempenhados a partir de uma dieta variada, individualizada e cotidiana, ou seja, que esteja presente no seu dia a dia e não de forma eventual.