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Paola Machado

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Beterraba amarela existe e é muito nutritiva; veja seus benefícios

Paola Machado

12/09/2019 04h00

Crédito: iStock

A beterraba possui uma variedade de cores e, consequentemente, de compostos bioativos, nutrientes e benefícios. Tudo isso sem contar a baixa caloria (100 gramas do alimento possuem aproximadamente 33 calorias – a unidade pesa em média 120 gramas).

Das suas variedades, chamamos atenção para a beterraba amarela, espécie de produtividade promissora, recém-chegada à mesa do brasileiro, com polpa amarela, sabor adocicado e muito agradável, com inúmeras utilizações culinárias e propriedades nutricionais.

Pode ser aproveitada de forma integral (folhas, talos, casca e polpa), e utilizada como salada (crua), guarnições (refogada, na forma de tortas, suflês), acompanhando pratos principais, na forma de sucos ou ainda como sobremesas (se quiser ousar), preparando uma compota; vale a pena pensar ainda em sua utilização para fazer um caldo junto com carnes, por exemplo.

Todas estas são as aplicações culinárias deste alimento que torna os nossos pratos mais coloridos e palatáveis, lembrando que começamos uma refeição "comendo com os olhos".

Além dos aspectos culinários, as questões nutricionais merecem atenção especial; dê uma olhadinha nos nutrientes que estão presentes na beterraba amarela e todos os seus benefícios:

  • Fitosterois Compostos que reduzem a absorção do colesterol (efeito hipolipemiante), tendo como consequência a diminuição no risco de doenças cardiovasculares ou ainda o seu controle.
  • Carotenoides, licopeno Pigmentos naturais que fornecem a coloração amarela, alaranjada ou avermelhada aos alimentos; substâncias com função antioxidante, favorecem a regeneração celular e o rejuvenescimento da pele, além de combater os efeitos nocivos dos radicais livres. Inúmeros são os seus efeitos positivos, porém, para melhorarmos a sua atividade, deve ser adicionado algum tipo de óleo durante o preparo ou consumo (azeite).
  • Betaxantina Importante antioxidante que também contribui com a redução de risco cardiovascular. A perda de coloração característica do alimento pode estar associada com a redução na atividade de seu princípio ativo, no caso a betaxantina. Desempenha ainda função antimutagênica e anticarcinogênica, principalmente para tumores de pele e fígado.
  • Vitamina C Outro nutriente com ação antioxidante, além de contribuir com a síntese de colágeno. A vitamina C (ácido ascórbico) tem efeito importante ainda como fator "antianêmico", já que auxilia na absorção do ferro dietético de origem vegetal (presente em vegetais verde-escuros e nas leguminosas como feijão).
  • Vitaminas do complexo B São múltiplas as vitaminas do complexo B presentes neste alimento, bem como as funções que elas desempenham; a maioria destes nutrientes auxiliam no crescimento e regeneração de tecidos, regulação de geração de energia e manutenção da sensação de fome e saciedade no sistema nervoso central.
  • Potássio Nutriente de grande importância para a função cardíaca, além de ser bastante necessária na contração do músculo esquelético, portanto no exercício físico.
  • Zinco Participa do processo de crescimento, desempenha ação antioxidante, modula a percepção do paladar e contribui com uma boa imunidade.
  • Ferro de origem vegetal Responsável pela formação de células vermelhas, combate a anemia e está relacionado à  cognição (atenção, rendimento e aprendizagem, principalmente na infância, adolescência, gestação e lactação).
  • Fibra alimentar Nutriente de grande importância para "despertar" a sensação de saciedade durante a refeição, sem contar a sua contribuição na redução da absorção de gorduras e açúcares da dieta; as fibras alimentares também favorecem a manutenção da flora intestinal e a função intestinal.
  • Ácido fólico Nutriente que atua na produção e reparação de material genético, crescimento celular, produção de novas proteínas e formação de glóbulos vermelhos (hemácias), além disto é importante para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso.

Temos ainda uma dica ótima, ao utilizar as folhas da beterraba amarela para o preparo de sucos, você deverá fazer uma breve cocção, isto porque nestas partes temos um nutriente chamado ácido oxálico, que reduz a absorção de grande parte dos nutrientes descritos anteriormente. Este procedimento culinário irá neutralizar o efeito negativo deste ácido, dando condição de aproveitar de forma mais integral todos os benefícios deste saboroso alimento.

Viu só? São muitos os benefícios que a beterraba amarela pode te oferecer, mas todos eles só serão desempenhados a partir de uma dieta variada, individualizada e cotidiana, ou seja, que esteja presente no seu dia a dia e não de forma eventual.

*Colaboração da nutricionista comportamental e clínica na clínica 12 semanas Dra. Samantha Rhein (UNIFESP).

Referências:
– Cozzolino, S.M.F. Biodisponibilidade dos Nutrientes. 5ª ed. Ed. Manole, 2016.
– Dâmaso, A.R. Nutrição e exercícios na Prevenção de Doenças. 2ª ed. Ed. Guanabara Koogan, 2012.
– Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO). Ministério da Saúde, 2011.
https://ilsibrasil.org/

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.

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