Topo

Paola Machado

Sucrine: coloque no prato essa alface que é rica em vitaminas e fibras

Universa

24/10/2019 04h00

Crédito: iStock

Você já ouviu falar em sucrine? Tem ideia de como é esse alimento ou a que família pertence?

O vegetal nada mais é do que a alface sucrine, que tem como nome científico Lactuca sativa L. var Sucrine, pertencente à família Asteraceae.

Como o próprio nome diz, é uma folha muito semelhante à alface, porém, com aspecto mais tenro, carnudo e bastante crocante. O seu local de origem é o sul da França, mas já encontramos esta hortaliça em solo brasileiro, embora com valores acima da média.

Para conhecer o seu sabor levemente adocicado e suave uma boa época do ano para o consumo é no período entre os meses de junho a outubro, pois é a época em que este alimento é mais sazonal. Entenda que é muito importante ficarmos atentos à sazonalidade dos alimentos, principalmente frutas, verduras e legumes.

Sabe o porquê? É justamente nesta época que teremos maior facilidade em encontrar o alimento nos mercados e hortifrutis, além de custo mais acessível e frescor, sem contar a riqueza nutricional pois os nutrientes estão presentes em maior concentração. Além disto, quando os alimentos são cultivados em suas melhores épocas esse trabalho se torna muito mais simples, pois dispensa o uso exagerado de agrotóxicos e uma série de cuidados adicionais para que cresçam e amadureçam mais rapidamente.

Podemos incluir este alimento em nossa alimentação de forma bastante variada: da mais tradicional, como salada, até acompanhamento quente quando cozidas, assadas, refogadas, ou ainda fritas. Por conta de seu sabor, harmoniza bem com tomate, pepino, beterraba, rabanete, cenoura e erva-doce.

Como qualquer alface, a sucrine é muito baixa em calorias e vitaminas do grupo B e C, mas fornece boa quantidade de minerais, fibras e carotenos.

Podemos chamar atenção principalmente pelo fato de apresentar boas concentrações de fibra alimentar e baixa caloria, transformando este alimento num personagem importante durante a intervenção que visa redução de peso corporal, uma vez que contribuem diretamente com a sensação de saciedade, por conta da redução na velocidade de esvaziamento gástrico e necessidade de maior tempo mastigação.

Dentre os minerais, damos destaque especial ao potássio, que participa de muitos processos como regulação da pressão sanguínea, liberação de insulina e consequentemente melhor controle do açúcar circulante, consequentemente do peso corporal e controle do apetite; participa também da integridade de nervos e músculos, além da regulação de reações responsáveis pela produção de energia para as nossas células, consequentemente a vitalidade orgânica.

Ao observamos a presença de carotenóides, logo pensamos na ação antioxidante, evitando as reações prejudiciais ocasionadas pelos radicais livres (ou espécies reativas de oxigênio). Enfim, muitas são as funções as quais este alimento está envolvido, lembrando que nenhum alimento sozinho é determinante para termos um corpo saudável e vigoroso, tudo é resultado de um processo que envolve a alimentação diversificada, saúde mental e o olhar otimista para a vida. De qualquer forma, variar é necessário, então aproveite o final do período da safra deste alimento e experimente-o das mais diferentes formas.

*Colaboração da nutricionista comportamental e clínica na clínica 12 semanas Dra. Samantha Rhein (UNIFESP).

Referências:
– Cozzolino, S.M.F. Biodisponibilidade dos Nutrientes. 5ª ed. Ed. Manole, 2016.
– Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO). Ministério da Saúde, 2011.
– https://ilsibrasil.org/

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.