Topo

Paola Machado

Síndrome da pedrada: quais as causas da lesão que é comum na panturrilha

Paola Machado

30/10/2019 04h00

Crédito: iStock

Você já teve a sensação de uma forte dor semelhante a uma pedrada na região da panturrilha? Saiba que o estiramento muscular, conhecido também como "Síndrome da Pedrada", está entre as causas mais comuns de lesões nos esportes, principalmente no futebol e outras modalidades que envolvem corrida.

O estiramento muscular é o rompimento das fibras musculares, que realizam a contração e alongamento muscular durante movimentos de alta velocidade como saltos ou corrida.

Sintomas do Estiramento: Dor intensa e aguda na região da panturrilha, causando limitação física e afastamentos no esporte.

Entenda o que ocorre no seu corpo após a lesão

  1. Destruição: caracterizada pela ruptura e posterior necrose (morte da células) das fibras musculares. Ocorre formação do hematoma e proliferação de células inflamatórias.
  2. Reparo e remodelação: consiste no reparo das fibras e na produção de tecido cicatricial, assim como a formação de novos vasos.
  3. Remodelação: período de maturação (ganho de estrutura) das fibras de contração e de reorganização do tecido cicatricial; e da recuperação da capacidade funcional muscular.

Sintomas da Síndrome da Pedrada

● Dor forte e repentina na panturrilha
● Pode ser acompanhada de um estalido audível
● Formação de um hematoma (marca roxa) no local da dor
● Dificuldade para apoiar o peso do corpo no calcanhar ou no peito do pé
● Endurecimento do local afetado
● Pode haver a formação de uma "bola ou caroço" no local da dor e do hematoma

Diagnóstico

O diagnóstico da lesão é feito por meio da própria história clínica seguida por um exame físico com inspeção e palpação dos músculos envolvidos, assim como os testes de função.

O histórico é acompanhado por edema (inchaço) ou uma equimose (extravasamento de sangue/mancha roxa). Exames de imagem como ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética geram informações para determinar a lesão com maior precisão e descartam outras possibilidades de lesão como a ruptura muscular total.

Senti o estiramento, o que devo fazer?

Primeiras horas cruciais…

As primeiras 24 horas após a lesão são fundamentais. Já é evidenciado pela ciência o papel do protocolo PRICE para prevenir complicações do quadro lesivo.

Proteção (Protetion) – O principal objetivo aqui é uma nova lesão que pode piorar a situação da primeira.

Descanso (Rest) – Nada de tentar continuar seu treino, mesmo que ele seja fundamental.

Gelo (Ice) – A aplicação de gelo no local ajudará o controle do processo inflamatório.

Compressão (Compression) – envolver faixas elásticas e ataduras no local diminui a possibilidade de formação de um edema. Porém, se houver queixa de piora da dor no local ou sensação de pulsação, essa bandagem deve ser afrouxada.

Elevação (Elevation) – A elevação do membro facilita o retorno venoso, reduzindo o edema.

Tratamento

O quanto antes melhor…

O início imediato da reabilitação após lesões agudas é a chave para encurtar o tempo de afastamento e favorecer a recuperação precoce da musculatura. O tratamento ideal deve ser iniciado nas primeiras 24 horas após a lesão com o Protocolo PRICE e a Fisioterapia. O uso de fotobiomodulação e liberação muscular auxiliam na diminuição do processo inflamatório e controle da dor. A mobilização precoce de maneira passiva, liberação muscular e alongamento irão favorecer o crescimento de vasos capilares e melhora a regeneração e organização das células musculares.
Após a fase aguda, deve ser iniciado o fortalecimento muscular precoce, alongamentos, treinos de propriocepção e o treino de gestos esportivos, importantes antes do retorno às atividades prevenindo novas lesões. Após a lesão ter ocorrido, o músculo encontra-se mais fraco e com risco de recidivas, isso é, de se lesionar novamente.

Como prevenir a Síndrome?

1- Aqueça! Antes de iniciar as atividades é importante o aquecimento e alongamento ativo das fibras musculares. O aquecimento deve ser progressivo e gradual e proporcionar intensidade suficiente para aumentar as temperaturas musculares e centrais sem produzir fadiga nem reduzir as reservas de energia.

2- Treinos preparatórios de alongamento e fortalecimentos específicos previnem e preparam o corpo para um atividade física saudável, aumentando o rendimento e a performance no esporte

3- Recupere! Após o treino a fase de recuperação também deve ser levada em conta, o protocolo PRICE e um protocolo de liberação miofascial podem ser indicados em casos de fadiga pós-treino para acelerar a recuperação do corpo.

Com colaboração da fisioterapeuta pela UNIFESP Juliana Satake e da fisioterapeuta doutora em Ciências da Saúde pela UNIFESP Renata Luri

Bibliografia
-Alencar, T. A. M , Matias, K. F. S. Princípios fisiológicos do aquecimento e alongamento muscular na atividade esportiva. Rev Bras Med Esporte, vol.16, no.3, 2010.
-Bayer, M. L . et al. Role of tissue perfusion, muscle strength recovery and pain in rehabilitation after acute muscle strain injury: A randomized controlled trial comparing early and delayed rehabilitation. Medicine & Science in Sports. v.28, n.1, 2018.
-Fernandes, T. L, Pedrinelli, A. Hernandez, A. J. Lesão muscular – fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e apresentação clínica. Rev. bras. Ortop, vol.46, no.3, 2011.
-Karl B. Fields, MD and Michael D. Rigby, DO. Muscular Calf Injuries in Runners. Curr Sports Med Rep. v.15, n.5, 2016.
-Sene, G. L, Shimano, A. C, Picado, C. H. F. Recuperação mecânica muscular com laser. Acta ortop. Bras, vol.17,no.2, 2009.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.