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Consigo direcionar a queima de gordura para uma parte específica do corpo?

Universa

13/11/2019 04h00

Crédito: iStock

Muitas pessoas gostariam de mudar alguma parte do corpo. Sempre me questionam: é possível reduzir os flancos, culotes, braços?

E cada um de nós, mais do que ninguém, sabe a forma que o próprio corpo armazena gordura — uns acumulam mais gordura no quadril, outros coxas, outros braços –, mas não podemos definir esse local (bom seria se comêssemos um brigadeiro e escolhêssemos estocar no dedão do pé).

É natural vermos propagandas que pregam por redução de gordura localizada com alguma prática esportiva ou com alimentação específica, mas isso pode acontecer? Como sempre temos estudos para todos os lados, temos que saber que há muita controvérsia com técnicas de redução de gordura localizada.

O gênero, idade, genética e estilo de vida desempenham um papel no ganho de peso e no acúmulo de gordura em áreas específicas. Por esse motivo, o ganho de peso pode ser muito frustrante e fazer com que muitas pessoas procurem alternativas mais fáceis do que seguir uma alimentação adequada ou aumentar seus níveis de atividade física.

Uma das técnicas que as pessoas utilizam para reduzir a gordura corporal de uma área incômoda é trabalhar a musculatura daquela região, a fim de "trocar o músculo pela gordura". Essa teoria de segmentar partes do corpo é muito comum, levando muitas pessoas a se concentrarem apenas em áreas problemáticas, em vez de exercitar todo o corpo — exemplo: realizar o exercício de abdominal para reduzir a barriga. Mas nosso corpo não é uma simples equação e trabalha de forma orquestrada e de acordo com suas necessidades fisiológicas.

É possível reduzir a gordura em uma área específica?

Primeiramente, eu gostaria que observasse seu corpo. Você percebe que onde você costuma estocar a gordura com facilidade é a região que mais demora para perder? Quando fazemos exercícios (associados a uma boa dieta) reduzimos a composição total de gordura do corpo, mas não podemos definir de que parte do corpo a gordura será usada como combustível.

A gordura nas células é encontrada na forma de triglicerídeos, que são gorduras armazenadas que o corpo pode usar para obter energia. Antes disso, os triglicerídeos devem ser divididos em seções menores chamadas ácidos graxos livres e glicerol, que são capazes de entrar na corrente sanguínea.

Durante o exercício, os ácidos graxos livres e o glicerol usados ​​como combustível podem vir de qualquer parte do corpo, não especificamente da área que está sendo exercitada.

Um estudo com pessoas que realizaram apenas exercícios voltados para a musculatura abdominal por seis semanas não encontrou redução na gordura da região. Outro estudo que acompanhou mulheres com sobrepeso e obesidade por 12 semanas mostrou que o treinamento de abdominal não teve efeito na redução de gordura da barriga, em comparação com a intervenção dietética isolada.

Um estudo focado na eficácia do treinamento de resistência da parte superior do corpo teve resultados semelhantes. Este trabalho de 12 semanas incluiu 104 participantes que concluíram um programa de treinamento que exercitava apenas os braços não dominantes. Pesquisadores descobriram que, embora tenha ocorrido alguma redução de gordura, ela foi generalizada — para todo o corpo –, não somente para o exercício do braço.

Vários outros estudos tiveram resultados semelhantes, concluindo que o trabalho local não é eficaz para utilizar a gordura em áreas específicas do corpo.

No entanto, um pequeno número de estudos teve resultados conflitantes. Um realizado com um número de voluntários bem pequeno, 10 pessoas, mostrou que a redução de gordura era maior em áreas próximas à contração dos músculos. Outro estudo, com 16 mulheres, descobriu que o treinamento de resistência localizado seguido de 30 minutos de ciclismo resultou em aumento da redução de gordura em áreas específicas do corpo.

Apesar desses estudos conflitantes, a maioria das evidências científicas mostra que não é possível perder gordura em uma área específica exercitando apenas essa parte do corpo.

Vale lembrar que o foco do texto é sobre redução de áreas específicas –antes que já enviem comunicados falando sobre a utilização de gordura abdominal no treinamento de HIIT, por exemplo.

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Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.

Paola Machado