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Alimentos considerados saudáveis e que, na verdade, não são

Paola Machado

27/12/2019 04h00

iStock

Atualmente, muitos apelos comerciais da indústria alimentícia fazem com que alguns alimentos sejam vistos como saudáveis. Entretanto, ao pararmos para analisar a sua composição, percebemos que não são. Veja abaixo alguns destes alimentos.

Barrinha de cereal

As barrinhas de cereais são comercializadas como produtos saudáveis, rico em fibras e cereais para serem consumidos nos pequenos lanches como parte de uma dieta saudável. Entretanto, de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, este produto é classificado como um alimento ultraprocessado.

Relembrando o conceito de alimentos ultraprocessados

A fabricação de alimentos ultraprocessados envolve diversas etapas e técnicas de processamento e muitos ingredientes, incluindo sal, açúcar, óleos e gorduras e substâncias de uso exclusivamente industrial. Incluem vários tipos de guloseimas, bebidas adoçadas com açúcar ou adoçantes artificiais, pós para refrescos, embutidos e outros produtos derivados de carne e gordura animal, produtos congelados prontos para aquecer, produtos desidratados (como misturas para bolo, sopas em pó, "macarrão" instantâneo e "tempero" pronto), e uma infinidade de outros produtos (Ministério da Saúde).

Confira a lista de ingredientes de algumas opções de barrinhas de cereais comercializadas:

  • Barrinha 1 Cereais –aveia e flocos de arroz e de milho–, maltodextrina, polpa de morango, sementes –linhaça, girassol e gergelim–, colágeno hidrolisado, estabilizantes sorbitol, polidextrose e goma xantana, acidulante ácido láctico, corantes carmim e urucum e aromatizante.
  • Barrinha 2 Cereais –flocos de cereais e aveia–, glicose de milho, cobertura sabor chocolate, açúcar invertido, castanha-de-caju, açúcar, açúcar mascavo, gordura vegetal, antioxidantes lecitina de soja e mistura de tocoferóis, corantes caramelo iv e urucum e aromatizante.
  • Barrinha 3 Aveia em flocos, flocos de trigo, xarope de glicose, flocos de arroz, preparado de morango –morango, maçã, açúcar invertido, farinha de arroz, acidulante ácido cítrico, aromatizante, espessante goma guar e corante natural carmim–, cereal de arroz com cobertura sabor chocolate branco, açúcar invertido, oleína de palma, gordura vegetal, preparado lácteo em pó tratado termicamente após a fermentação –leite integral, soro de leite e fermento lácteo–, açúcar, sal, estabilizante polidextrose, umectantes sorbitol e glicerol, aromatizantes, corante natural carmim, antioxidantes lecitina de soja e tocoferol e acidulante ácido cítrico.

Importante salientar que muitas marcas de barrinhas estão em busca de uma composição mais saudável e, de fato, tentam reduzir ao máximo os ingredientes que não são naturais. Por isso, vale a pena conferir sempre a lista de ingrediente do produto selecionado.

Peito de peru

O peito de peru tem sido comercializado e entendido pelo público leigo como uma opção de frios mais saudável que as outras. Entretanto, este também se enquadra na lista de alimentos ultraprocessados.

  • Lista de ingredientes Peito de peru, água, sal, proteína de soja, açúcar, aromatizante –aroma natural–, estabilizantes –tripolifosfato, polifosfato e pirofosfato de sódio–, espessant –carragena–, antioxidante –isoascorbato de sódio–, conservador: nitrito de sódio e corante: carmim de cochonilha.

O que faz o peito de peru ser entendido como algo mais saudável que os demais frios é seu menor teor de gordura totais, entretanto o teor de sódio e os ingredientes que fazem parte deste produto o tornam mais um alimento ultraprocessado.

Iogurte zero

Os iogurtes comercializados como zero, apresentam exclusão de açúcar, entretanto, são acrescidos diversos tipos de adoçantes/edulcorantes no lugar, que o mantém ainda nas categorias de alimentos ultraprocessados.

  • Produto 1 Leite desnatado, preparado de fruta morango –água, morango, amido modificado, edulcorantes sorbitol, eritritol e sucralose,  aromatizantes, corante natural carmim de cochonilha , espessantes goma carragena e goma xantana, acidulante ácido cítrico e conservador sorbato de potássio–, proteínas lácteas, amido modificado, fermento lácteo e estabilizantes gelatina e pectina.
  • Produto 2 Leite desnatado e/ou leite desnatado reconstituído, preparado de morango –morango em pedaços, água, amido modificado, aroma natural de morango, corante natural carmim, conservante sorbato de potássio, edulcorantes ciclamato de sódio e aspartame e espessantes goma xantana e goma guar–, leite em pó desnatado, amido modificado, concentrado proteico de leite, gelatina e fermentos lácteos.

Pão de forma integral

Apesar de levar o nome integral na embalagem, o pão de forma integral industrializado é classificado como alimento ultraprocessado devido a composição dos ingredientes utilizados em sua formulação.

  • Lista de ingredientes Farinha de trigo integral, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar mascavo, glúten de trigo, gordura vegetal, sal refinado, açúcar refinado, farelo de trigo, farinha de aveia, soro de leite em pó, fibra de soja, fibra de trigo, sal light, conservadores propionato de cálcio e sorbato de potássio, emulsificante mono e diglicerídeos de ácidos graxos e antioxidante ácido ascórbico.

Chocolate diet

O termo diet não significa saudável. De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o termo diet é aplicado a produtos para fins especiais com isenção de um determinado nutriente.

O chocolate diet apresenta composição de ingredientes semelhante ao chocolate tradicional, o que muda é a exclusão do açúcar que é substituído pela adição de adoçantes/edulcorantes para manter o sabor doce do produto. Compare a lista de ingredientes do chocolate na versão tradicional e diet:

  • Chocolate diet Leite em pó, manteiga de cacau, liquor de cacau, gordura anidra de leite, edulcorante maltitol, emulsificantes lecitina de soja e poliglicerol polirricinoleato e aromatizante.
  • Chocolate tradicional ao leite Açúcar, leite em pó, manteiga de cacau, massa de cacau, gordura vegetal, emulsificantes lecitina de soja e poliglicerol polirricinoleato e aromatizante.

Apesar da exclusão do açúcar, o produto continua sendo classificado como alimento ultraprocessado devido a característica dos ingredientes presentes em sua composição. O teor de gordura permanece praticamente o mesmo e em alguns casos ainda maior.

Salgadinhos saudáveis

Apesar dos salgadinhos lançados mais recentemente terem o apelo do saudável, e de fato apresentarem ingredientes naturais, de acordo com o Guia Alimentar continua sendo classificado como um produto ultraprocessado. Veja a lista de ingredientes:

  • Lista de ingredientes Milho integral orgânico, arroz integral orgânico, gordura de palma orgânica, aroma natural de milho, aroma natural de cebola e salsa, sal moído, extrato de levedura, cúrcuma.

Claro que por apresentarem ingredientes mais naturais, acabam sendo opções mais saudáveis do que os salgadinhos mais tradicionais, mas devem ser consumidos com cautela.

*Colaboração da Dra. Deborah Masquio, nutricionista clínica funcional, clínica 12 semanas e pesquisadora da Unifesp.

Referências:
– Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.

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