Topo

Cinco bons motivos para você incluir o burpee na sua rotina

Paola Machado

10/09/2018 04h00

Crédito: iStock

Um exercício que trabalha praticamente todos os grupos musculares, desenvolve várias habilidades, acelera o metabolismo, dispensa equipamentos e pode ser feito em qualquer lugar.

O burpee é um movimento completo (mais abaixo explico direitinho como executar) e que não tem meio termo: ou as pessoas amam de paixão ou odeiam realizá-lo. Se você faz parte do segundo grupo, vou dar ótimas razões para incluir o exercício na sua rotina –ou para continuar com ele em seus treinos, se está na primeira turma.

Desenvolve agilidade e coordenação No burpee os movimentos devem ser rápidos, intensos, geralmente executados por tempo (e não repetições) e é necessário um controle total do corpo e consciência corporal.

Aumenta a força Por ser realizado com o peso do próprio corpo, você tem um bom ganho de força no burpee. Trata-se de um exercício funcional, que exige bastante dos músculos das coxas, dos glúteos, das panturrilhas, do abdômen, dos braços, do peitoral e dos ombros.

Turbina a explosão A capacidade é trabalhada principalmente no momento dos saltos. Mas a explosão é exigida para que o exercício, como um todo, seja efetivo.

Melhora a flexibilidade Os braços e pernas precisam estar estendidos no ponto inicial e, quando eles se encontram, a flexibilidade tem que estar a nosso favor.

Aumenta a resistência física Quem já fez alguns minutos de burpee sabe o quanto ele exige fôlego. Portanto, ao realizar o movimento com frequência você ganha condicionamento físico.

Como fazer o burpee?

Crédito: iStock

Execute toda esta sequência de forma contínua e explosiva, repetindo-a sem parar pelo tempo determinado de exercício:

  • A – Comece em pé, com os braços estendidos ao lado do corpo.
  • B – Flexione as pernas, agache e coloque as mãos no chão.
  • C – Impulsione as pernas para trás, ficando na posição de flexão de braços.
  • D – Faça uma flexão e toque o peito no chão. Ao subir o tronco, impulsione as pernas para perto das mãos, voltando à posição de agachamento (B).
  • E – Estenda as pernas e dê um salto com os braços estendidos para cima.

Como o burpee tem um alto grau de dificuldade, sedentários e pessoas acima do peso só devem fazer esse exercício sob orientação de um educador físico. Os demais podem iniciar com 3 séries de 30 segundos a 1 minuto de burpee (com 30 seg. de intervalo), e aumentar o tempo de execução conforme ganhar condicionamento, até conseguir fazer 3 minutos sem parar, por exemplo. Converse sempre com seu treinador antes de incluir qualquer movimento em sua rotina.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cinco bons motivos para você incluir o burpee na sua rotina - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.