Topo

Paola Machado

Táticas para diminuir o índice glicêmico das suas refeições

Paola Machado

20/08/2018 04h00

Crédito: iStock

Como já expliquei, alguns alimentos apresentam a capacidade de elevar a glicemia mais do que outros. Isso ocorre devido à qualidade e quantidade do carboidrato presente em sua composição.

O índice glicêmico (IG) de um alimento é conceituado como a característica que uma porção contendo 50 gramas de carboidratos apresenta em elevar a glicemia (nível de açúcar no sangue)

Os alimentos de elevado índice glicêmico promovem oscilações mais drásticas e rápidas na liberação de insulina, o que poderá gerar várias consequências em longo prazo, como facilidade de acúmulo de gordura corporal, saciedade reduzida e exaustão do pâncreas, gerando diabetes do tipo 2.

Logo, optar no dia a dia por alimentos de baixo índice glicêmico pode contribuir para o emagrecimento, prevenção e controle de doenças crônicas e obesidade.

Outro momento importante para se atentar ao índice glicêmico dos alimentos é nas refeições que compõem o pré e o pós-treino, visando adequar os estoques de glicogênio no organismo e garantir um bom rendimento no exercício e recuperação muscular.

No pré-treino, recomenda-se alimentos de baixo índice glicêmico para garantir a liberação gradual da glicose para a corrente sanguínea. Já no pós-treino sugere-se a oferta de alimentos elevado índice glicêmico, para repor os estoques de glicogênio que foram utilizados durante a prática do exercício.

Alguns fatores podem alterar o índice glicêmico dos alimentos ou de uma refeição, como o teor de fibras, gorduras e proteínas presentes na preparação.

Veja dicas simples para se reduzir o índice glicêmico de suas refeições.

AUMENTE O TEOR DE FIBRAS 

As fibras reduzem o tempo de contato do alimento com o intestino, diminuindo a possibilidade de absorção do carboidrato.

Para incrementar a sua refeição com fibras inclua farelo de trigo ou de aveia, frutas com a casca, verduras folhosas e sementes (chia, linhaça, gergelim).

INCLUA UMA FONTE PROTEICA 

É umportante combinar os alimentos fontes de carboidratos, em especial aqueles de elevado índice glicêmico (arroz branco, pão, tapioca, macarrão) com alimentos de fontes proteicas. A presença de proteína junto com carboidrato no trato gastrointestinal reduz a velocidade de digestão no estômago, o que lentifica a absorção da glicose.

Algumas opções de fontes proteícas são: leite, queijos, iogurtes, tofu, leguminosas (grão-de-bico, lentilha, feijão), peixe, carne, frango e ovo.

ADICIONA UMA FONTE DE GORDURA BOA

A presença de gordura junto ao carboidrato retarda a digestão do alimento e a absorção de nutrientes, reduzindo o pico de glicose no sangue.

São boas fontes de gordura: oleaginosas, azeite, pasta de amendoim sem açúcar, pasta de castanhas, óleo de coco, linhaça,  abacate, coco, manteiga de coco e manteiga ghee.

*Colaboração da nutricionista Dra. Deborah Masquio

 

REFERÊNCIAS
– Araújo EM, et al. Fibras solúveis e insolúveis de verduras, tubérculos e canela para uso em nutrição clínica. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 29(2): 401-406, abr.-jun. 2009
– Bernaud FSR, et al. Fibra alimentar – Ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo. Arq Bras Endocrinol Metab. 2013;57/6
– Bozzetto L, Alderisio A, Giorgini M, Barone F, Giacco A, Riccardi G, Rivellese AA, Annuzzi G. Extra-Virgin Olive Oil Reduces Glycemic Response to a High-Glycemic Index Meal in Patients With Type 1 Diabetes: A Randomized Controlled Trial. Diabetes Care. 2016 Apr;39(4):518-24. doi: 10.2337/dc15-2189.
 – Gomes JMG, Fabrini SP, Alfenas RCG. Low glycemic index diet reduces body fat and attenuates inflammatory and metabolic responses in patients with type 2 diabetes. Arch Endocrinol Metab. 2017 Mar-Apr;61(2):137-144.
 – Gravena AAF e Sichi I. Importância do índice glicêmico e suas aplicações clínicas. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo v.3, n.15, p.199-208, Maio/Jun. 2009.
 – Lobos DR, Vicuña IA, Novik V, Vega CA. Effect of high and low glycemic index breakfast on postprandial metabolic parameters and satiety in subjects with type  2 diabetes mellitus under intensive insulin therapy: Controlled clinical trial. Clin Nutr ESPEN. 2017 Aug;20:12-16.
 – Meng H, Matthan NR, Ausman LM, Lichtenstein AH. Effect of prior meal macronutrient composition on postprandial glycemic responses and glycemic index and glycemic load value determinations. Am J Clin Nutr. 2017 Nov;106(5):1246-1256.
 – Sanchez-Aguadero N, Patino-Alonso MC, Mora-Simon S, Gomez-Marcos MA, Alonso-Dominguez R, Sanchez-Salgado B, Recio-Rodriguez JI, Garcia-Ortiz L. Postprandial Effects of Breakfast Glycemic Index on Vascular Function among Young Healthy Adults: A Crossover Clinical Trial. Nutrients. 2017 Jul 7;9(7).
 – Siqueira F, et al. Índice glicêmico como ferramenta de auxílio à prescrição de dietas. Rev Bras Nutr Clin 2007;22(1):54-8

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.