Topo

Paola Machado

Para emagrecer, é melhor começar o treino pelo aeróbico ou pela musculação?

Paola Machado

06/09/2018 04h00

Crédito: iStock

Combinar exercícios aeróbicos (corrida, bike, remo, elíptico) e resistidos (musculação) é uma estratégia muito importante para quem quer emagrecer. Ao praticar as duas modalidades, além de ter um alto gasto calórico no treino, você vai aumentar sua massa magra, o que eleva a taxa metabólica basal e vai ajudar a perder peso de maneira saudável e duradoura.

No entanto, musculação e aeróbico –independentemente da ordem — são treinamentos concorrente (TC). Isto é: o exercício aeróbico interfere negativamente nos benefícios da musculação. A sinalização que uma contração muscular do exercício físico aeróbico gera para a célula é distinta da sinalização anabólica gerada pela contração de um exercício com peso. Além disso, a sinalização celular gerada pelo exercício aeróbio inibe ou atenua a sinalização anabólica da musculação.

Neste ponto, duas questões surgem instantaneamente:

  • Quanto há de interferência negativa?
  • Como obter benefícios no emagrecimento?

Respondendo à primeira pergunta, quanto maior a frequência (vezes por semana) e duração do aeróbico (tempo superior a 30 minutos), maior a interferência negativa na musculação, podendo a atividade aeróbica anular os efeitos/resultados do exercício resistido.

Pensando que o objetivo seria emagrecer, podemos utilizar as seguintes estratégias:

  1. Incluir o aeróbico prolongado todos os dias, sobrepondo a musculação –30 a 40 minutos de aeróbio para 20 de musculação em circuito –, na tentativa de aumentar gasto energético diário e reduzir gordura, sem perder massa magra ou perdendo em menor escala.
  2. Fazer 15 minutos de atividade aeróbica num formato de HIIT (Treinamento intervalado de alta intensidade) todos os dias, com o mesmo objetivo anterior, porém preservando mais a massa magra, por conta do tempo reduzido no exercício aeróbico e tempo aumentado na musculação (30 a 40 minutos).
  3. Adotar o "aeróbico HIIT" apenas duas a três vezes na semana e a musculação de três a quatro vezes, na tentativa de aumentar a massa magra e reduzir a gordura. Essa opção seria mais viável para pessoas que não têm tanta "pressa" em perder peso e podem esperar um pouco mais pelos resultados definitivos.

É melhor começar o treino pelo aeróbico ou pela musculação?

A ordem das atividades é algo que traz muitas dúvidas. Um estudo publicado por COFFEY et al. (2009) demonstrou que a última modalidade realizada é a que predomina a sinalização final. Ou seja, caso queira aumentar a força e ter hipertrofia, você deve executar a musculação na segunda parte do treino. De forma complementar, se o objetivo é a oxidação de gordura, o exercício aeróbico deve ser realizado por último.

Já Baar (2014) defende a realização do treino aeróbico e de musculação em horários distintos do dia, com pelo menos três horas de descanso e refeições entre elas.

Portanto, em meio as dúvidas ainda existentes no meio científico, a prática e bom senso podem nos auxiliar. Alternar a ordem do treino parece ser um grande desafio para o organismo e boa saída para aumento do gasto energético total. Você pode, por exemplo, começar pelo aeróbico e terminar com a musculação e depois de algum tempo (quatro a oito semanas) fazer o contrário.

Vale ressaltar também que, quando realizamos uma modalidade já fadigados pelo treino anterior, a performance reduz. Assim, o desempenho da musculação é prejudicado ao fazer um HIIT anteriormente, sendo sensato a alternância dessa ordem.

Uma boa estratégia é fazer o treino de força utilizando combinações agonismo/antagonismo sem intervalos (fazer um exercício para peito e um para costas em sequência, por exemplo),  pois esta combinação gera maior gasto energético.

Exemplo de combinações:

Remada horizontal + Peck deck, realizados em sequência e sem descanso
Cadeira extensora + cadeira flexora, realizados em sequência e sem descanso

Destaco que todo o texto está baseado no perfil de um indivíduo com uma pequena base de treino. Para quem é iniciante, pode ser melhor fazer o treino de força  de forma alternada por segmento (um exercício para membro inferior e outro para superior), de duas a três vezes por semana. O aeróbico deve acompanhar a mesma sequência, sendo inicialmente leve e contínuo e progredindo para a forma intervalada –ou seja, períodos de alta intensidade (grande velocidade ou inclinação) com momentos de recuperação (caminhada ou trote).

*Colaboração palestrante  e Prof.  Rafael Miranda

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.